Limeira completa hoje 6 meses de vacinação com mais de 220 mil doses aplicadas

O dia 21 de janeiro ficou marcado na história de Limeira como o dia em que foram aplicadas as primeiras doses de esperança rumo ao fim de uma pandemia que insiste em desafiar a humanidade. Exatos seis meses depois, o número de doses aplicadas na cidade é de 220.540, conforme a última atualização da Secretaria de Saúde, divulgada ontem.

Deste total, 167.305 são referentes a primeira dose e 45.260, a segunda. Outras 7.975 foram doses únicas.

Hoje, são centenas de nomes de moradores de Limeira incluídos todos os dias na lista de vacinados. O cartão de vacinação virou símbolo de vitória, como estampam as redes sociais diariamente.

Ainda há uma pequena parcela que está atrasada para o retorno da segunda dose. A estes, fica o alerta das autoridades de saúde para que não deixem de completar imunização. Nenhum imunizante garante 100% de proteção, mas todos ajudam a evitar a forma grave da doença e morte.

As primeiras doses foram aplicadas na Unidade de Referência Coronavírus (URC). Os três profissionais de saúde da linha de frente do enfrentamento escolhidos para marcar este momento foram a técnica de enfermagem Edina Vieira da Silva; o médico intensivista Rafael Makoto Panetta e o enfermeiro intensivista Apoen Lopes Bueno. O primeiro lote de vacinas tinha 2.920 doses da CoronaVac.

No início, não era possível imaginar que seis meses depois as etapas da vacinação teriam passado pelos profissionais de saúde e outros grupos de risco, e estaria liberada para a população geral de 27 anos. Há uma grande discussão, que passa pela política e outras frentes, de que era possível estar bem mais avançado em Limeira e em qualquer outro lugar do Brasil.

O que é fato seis meses depois na cidade: as doses estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Dores 1, Nova Europa, Hipólito 1, Planalto, Aeroporto, Rubi, Cecap e Morro Azul, e nos drive-thrus do Estádio Limeirão e do Parque Cidade, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Há previsão de vacinar 100% da população limeirense acima de 18 anos com a primeira dose até o final deste mês.

“Redução lenta, mas progressiva, de casos de Covid é reflexo da vacinação”

Para o secretário municipal de Saúde, Vitor Santos, “estamos experimentando uma redução, lenta mas progressiva, dos casos de Covid em nossa cidade. Podemos afirmar que esta redução é um reflexo da velocidade da vacinação implementada”.

Ele ressalta que já foi identificada uma inversão no padrão da idade dos internados. “Em julho de 2020, 80% dos pacientes hospitalizados tinha acima de 60 anos e, em junho de 2021, 20% dos pacientes internados têm mais de 60 anos. Este é uma evidência de que as vacinas, independente da marca, são a luz no final do túnel. Não deixem de se vacinar, e com as duas doses”.

Além de reforçar que será possível chegar até o final de julho com 100% do público-alvo vacinado com a primeira, disse também que a cidade está preparada para, com a autorização da Anvisa e com a chegada das vacinas autorizadas, iniciar a vacinação de jovens e adolescentes.

Enfermeiro intensivista Apoen Lopes Bueno
Médico intensivista Rafael Makoto Panetta
Técnica de enfermagem Edina Vieira da Silva

Fotos: Adilson Silveira/Prefeitura de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.