Justiça manda excluir perfil falso que engana clientes de empresa de Limeira

A Justiça de Limeira (SP) atendeu o pedido de uma empresa de joias e determinou ao Facebook a exclusão provisória de um perfil na rede social Instagram que se passa por ela e reproduz conteúdo, de forma ilegal, na tentativa de enganar os clientes.

A decisão foi assinada na quarta-feira (28/2) pelo juiz Marcelo Vieira, do Juizado Especial Cível. A empresa narrou que possui uma conta no Instagram com 86 mil seguidores e o perfil é uma ferramenta para se comunicar com o público e divulgar seus produtos.

Contudo, no final de janeiro, a empresa descobriu que havia um perfil se passando por ela. O usuário possui uma letra a mais do que o nome original.

Atuando de forma enganosa, esse perfil já conseguiu 2 mil seguidores e copia postagens, produtos e publicações da autora da ação. A existência da página fake atrapalha a empresa de Limeira, já que os clientes procuram pelo Instagram e encontram o fake, que se trata de um golpe.

A marca da empresa, inclusive, já tem pedido de registro protocolado junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). À Justiça, pediu a exclusão do perfil fake e, no mérito, indenização por danos morais.

No despacho, Vieira reconheceu o pedido e deferiu a liminar para que o Facebook remova o perfil falso, sob pena de multa. O Instagram será intimado a cumprir a decisão e poderá apresentar contestação no prazo de 15 dias.

Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.