Justiça abre ação penal contra casal de Iracemápolis por maus-tratos a animais

A Justiça de Limeira recebeu nesta quinta-feira (08/07) denúncia oferecida pelo Ministério Público (MP) contra um casal que mora no Centro de Iracemápolis. Eles vão responder pelo artigo 32, §1º e §2º da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) por abusos e maus-tratos a animais.

Ambos eram donos de 4 cães – uma fêmea de raça não definida, um cão pinscher e outros dois machos sem raça identificada (um deles morreu). Em novembro de 2020, uma integrante do comitê de proteção dos animais e voluntária do Canil Municipal de Iracemápolis recebeu a informação de que havia um cão morto na residência. No local, uma médica veterinária constatou o óbito de um cão macho. Os demais estavam com baixa massa corporal. A ração disponibilizada foi considerada insuficiente e a água tinha a coloração esverdeada. Os animais estavam desnutridos e desidratados, conforme denúncia apresentada pelo promotor Luiz Alberto Segalla Bevilacqua.

Uma vizinha do imóvel presenciou os uivos dos cães. Diante da morte de um dos animais e a magreza dos demais, o MP entendeu que os atos de abuso e maus-tratos foram praticados pelos proprietários. Na denúncia, o promotor pediu reparação de danos materiais decorrentes dos gastos no tratamento aos animais, que foram apreendidos e levados ao Canil Municipal de Iracemápolis.

Em depoimentos à Polícia Civil, o casal negou os maus-tratos. Moradores da zona rural, tinham ido para a cidade fazia 5 anos, levando os cães. O cão que morreu, segundo o homem, já tinha idade e ficou no quintal por um dia e meio – ele alegou que havia esquecido de sepultá-lo. A mulher confirmou a história e disse que o animal seria enterrado no sítio. Disse que era ela que cuidava e sempre teve ração e água limpa. Depois do episódio, eles foram favoráveis à adoção dos animais e ficaram com apenas um cão de pequeno porte.

Com o recebimento da denúncia, o casal será citado para apresentar defesa.

Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.