Empresas de Limeira recebem e-mail falso sobre processo em nome do Procon

A coordenadora do Procon de Limeira, advogada Mara Isa Mattos Silveira, fez nova postagem nas redes sociais informando que empresários da cidade têm entrado em contato para relatar que estão recebendo e-mail em nome do órgão relativo a um processo. Ela avisa: “É falso!”.

No corpo do e-mail, é solicitado que um link seja acessado para mais informações. Ao clicar, existe um grande risco de ação de cibercriminosos, que ao conseguirem acessar o sistema da empresa, podem causar inúmeros prejuízos. “A qualquer dúvida relativa a procedimentos da Fundação Procon, entrem em contato por telefone, mas não cliquem em links suspeitos”, reforça.

Os telefones da Fundação Procon são: telefones (11) 3824-7146 e 3824-7247. Toda interação do Procon-SP com consumidores e fornecedores é feita dentro da plataforma oficial www.procon.sp.gov.br.

Clicar em links de e-mails que se passam por instituições, ou abrir documento anexo, pode ser muito perigoso, como alerta Fernando Bryan Frizzarin, especialista em cibersegurança da BluePex Cybersecurity. E se clicar ou abrir o anexo do e-mail suspeito, o que pode acontecer?

“Pode ser que a pessoa seja remetida a um site falso, que solicite informações como senhas e/ou números de cartões e, com isso, o golpista irá perpretar o crime. No caso de um anexo, pode ser instalado um artefato malicioso, como um vírus, por exemplo, que passará a roubar dados do computador, justamente números de cartões e/ou senhas, além de outras atividades como mineração de criptomoedas ou envio em massa de spam utilizando-se dos dados da vítima”, explica o especialista. Além disso, caso aconteça o vazamento de dados, há um grande risco também de sanções pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que exige que todas as empresas estejam preparadas com ações de prevenção.

Num primento momento, ao receber um e-mail, Frizzarin orienta sempre verificar o remetente. Nesse caso, do Procon, a verificação deve ser a partir do domínio da instituição, ou seja, o e-mail deverá ser @procon.sp.gov.br. “Nunca abrir anexos e, se houver um link para que seja feito qualquer acesso, verificar se o link é realmente do Procon, como no caso do e-mail, procon.sp.gov.br”.

Frizzarin diz que todo e qualquer processo, na Justiça, Procon, Saúde, entre outros, pode causar uma primeira reação de surpresa, susto, “e mexe, em especial, com o medo das pessoas, mas é preciso ser consciente e se perguntar se realmente aquele e-mail faz algum sentido. E, se fizer, em qual lugar alternativo consigo confirmá-lo antes de qualquer outra ação”.

Na avaliação do especialista em cibersegurança, a coordenadora do Procon de Limeira foi muito correta no ao fazer o alerta. “O ideal é sempre ter alertas como este diante de tentativas de golpe em qualquer lugar”.

Foto: Freepik

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.