Em quase colapso na saúde, SP pode decretar Fase Vermelha para frear contágio da Covid

Após conversar com prefeitos na tarde desta terça-feira (2), além da reunião do Centro de Contingência, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), deverá anunciar nesta quarta-feira (3) se todos os municípios paulistas retornarão ou não à Fase Vermelha do plano de classificação de enfretamento à Covid-19. Esta fase é a mais restritiva e há expectativa que isso ocorra, conforme apurado pelo DJ.

Mario Botion (PSD), prefeito de Limeira, José Adinan Ortolan (MDB), de Cordeirópolis, e Nelita Michel (PL), de Iracemápolis, participaram do encontro remoto com Doria. Limeira e a região de Piracicaba foram classificadas pelo Estado na fase amarela, mas, em Limeira, por exemplo, o prefeito Botion decidiu retroagir, ou seja, colocar o Município na Fase Laranja. Hoje, a UTI da Unidade de Referência Coronavírus (URC) do município estava com 93% dos leitos ocupados. Campinas também foi hoje à fase mais restritiva por conta própria.

Na etapa de restrição máxima, só há funcionamento normal de farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. Já os comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos.

O DJ apurou ainda que, além da fase vermelha, há o risco de o Estado decretar lockdown em algumas cidades onde os hospitais estão com leitos praticamente esgotados e há avanço rápido de contágio pelo coronavírus.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.