Em Limeira, 23 mil alunos voltam às aulas nesta segunda-feira

Aproximadamente 23 mil alunos da rede municipal de Limeira voltam às aulas na próxima segunda-feira (06/02), nas escolas de educação infantil, que abrange a creche e a pré-escola, de educação fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para receber os estudantes, a Prefeitura de Limeira dispõe de 82 unidades próprias e 29 mantidas pelo programa Bolsa Creche.

Segundo a diretora Pedagógica da Secretaria de Educação, Adriana Dibbern Capicotto, o primeiro dia de aula será voltado ao acolhimento dos alunos. “É um momento em que a escola planejou atividades de integração e socialização”, afirmou, em nota divulgada pela Prefeitura.

Até dia 17, as escolas realizam o processo de avaliação diagnóstica. “Faremos o mapeamento do nível de aprendizagem dos estudantes e dos conteúdos que precisam ser trabalhados com mais urgência”, explica a diretora.

O calendário municipal escolar será dividido em três trimestres. O primeiro vai até 28 de abril, o segundo de 2 de maio a 31 de agosto, e o terceiro, de 1º de setembro a 21 de dezembro. O período de férias ocorre entre 13 a 28 de julho.

Quanto à carga horária, os alunos do ensino fundamental terão 1 mil horas/aula, acima das 800 horas/aula preconizadas pelo Ministério da Educação (MEC). Atualmente, quatro escolas oferecem ensino integral aos alunos: Maria Apparecida de Lucca Moore, Aracy Nogueira Guimarães, Tenente Aviador e Maria Aparecida Machado Julianelli (Dona Marizinha).

Uma das novidades pare este ano, conforme o secretário de Educação, André De Francesco, é o Projeto de Ação Pedagógica Complementar, que prevê a recuperação dos conteúdos pelos alunos do Ensino Fundamental com defasagem de aprendizado. Para tanto, 2,5 mil estudantes terão 10 horas extras de atendimento complementar semanal, com foco em língua portuguesa e matemática. Essa iniciativa será adotada de março até novembro.

A partir de março, os alunos também irão participar do Programa de Educação Tecnológica e Inovação Científica (Proetic), com atividades no Laboratório Maker e no Laboratório de Informática nas escolas. Esse programa também inclui amplo investimento na capacitação dos docentes na área de tecnologia. “Todas as unidades escolares foram equipadas no ano passado com novos computadores para o laboratório de informática. E ainda neste primeiro semestre, serão entregues novos notebooks para utilização pelos estudantes”, complementou Francesco.

Fonte e Foto: Prefeitura de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.