Dr. Julio quer votação popular para nome de viaduto; projeto foi prejudicado com emendas

O vereador Julio César Pereira dos Santos (DEM) apresentou três emendas ao projeto de lei da Prefeitura de Limeira, que autoriza a realização de um concurso para escolher o nome do viaduto conhecido como da Barroca Funda. A votação aconteceria na sessão de ontem da Câmara de Limeira, mas foi prejudicada pelas emendas e, além disso, a Prefeitura retirou o pedido de regime de urgência.

Pela proposta da Prefeitura, a população pode apresentar sugestões de nomes de pessoas que tenham falecido há mais de 1 ano (exceto autoridade civil, militar e eclesiástica). Junto à proposta, um curriculum vitae minucioso sobre o escolhido, com destaque ao seu reconhecimento popular pelas atividades exercidas que contribuíram com a qualidade de vida dos limeirenses. Após o cadastro das sugestões, uma comissão julgadora vai analisar as sugestões.

A eleição se dará por votação em que participarão todos os 21 vereadores, Botion, a vice-prefeita Erika Tank, os secretários municipais e os presidentes de autarquia. Os três nomes escolhidos serão apresentados no site da Prefeitura de Limeira.

O que sugerem as emendas do vereador

Dr. Julio sugere na emenda votação popular. Para ele, a forma sugerida pela Prefeitura fere os princípios democráticos. “Ora, o viaduto será pago com as contribuições de nossos munícipes. Desta forma, a decisão final para a escolha do nome deve recair à população”.

Em outra proposta de alteração do texto original, o vereador sugere que a apresentação dos nomes seja feita no site da Câmara de Limeira, e não da Prefeitura.

Por último, dr. Júlio sugere que os nomes a serem apresentados sejam de pessoas que contribuíram com a coletividade limeirense, “o que pode abranger pessoas mais humildes e com elevado nível de comprometimento com a cidade” e não necessariamente, segundo o vereador tenham contribuído com “a qualidade de vida dos munícipes” e com “comprovação, títulos profissionais, honoríficos ou decorrentes de cargos público ou comunitário”.

As emendas seguem, agora, para análise das comissões e apenas depois o assunto deverá retornar à pauta dos vereadores.

Foto: Rodrigo Souza

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.