Com nova onda de calor, consumo de água em Limeira se mantém elevado e acima da média da região Sudeste

Uma nova onda de calor teve início na última quinta-feira (14) e está prevista para durar de 3 até 5 dias, é o que aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A previsão para o período é de que as temperaturas fiquem 5ºC acima da média.

Com as temperaturas elevadas, o consumo de água tende a aumentar. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene. Em Limeira, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto, alerta que o consumo médio por habitante/dia de janeiro a novembro foi de 188 litros, o que significa que cada pessoa tem consumido, pelo menos, 78 litros de água a mais por dia que o recomendado pela ONU. 

No comparativo com os dados do último diagnóstico do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), Limeira também apresenta um consumo per capita acima da média da região Sudeste, que é de 170,98 litros de água por habitante/dia. 

“Vivenciamos um ano tipicamente quente, com ondas de calor e temperaturas elevadíssimas, que têm um impacto significativo no consumo de água da população e acaba afetando também os níveis de reservação da cidade”, explica Alexandre Leite, gerente de operações da BRK em Limeira.

A BRK tem atuado em melhorias no processo para garantir o pleno abastecimento em Limeira. Foram instalados geradores de energia na Estação de Tratamento de Água(ETA) e em estações de bombeamento de água, a fim de manter as operações mesmo em casos de interrupções inesperadas do fornecimento de energia.

Outra ação importante é a recuperação de água na estação de tratamento de lodo que, somente de setembro a novembro, recuperou e recirculou um total de 141.775 metros cúbicos de água, o que é suficiente para abastecer toda a população de Limeira – 291.869 habitantes, segundo o censo 2023 do IBGE – por mais de 61 horas.

“O objetivo da concessionária com essas ações é sempre estar à frente das novas demandas do sistema de água, garantindo o pleno atendimento ao município, mas também se faz necessário o apoio de toda a população com mudanças de hábitos, e de forma prioritária nestes ciclos de calor”, destaca o gerente. 

Dicas para o dia a dia

Banho – Tome banhos rápidos, com o registro desligado na hora de ensaboar o corpo. Um chuveiro aberto gasta 16 litros de água por minuto, ou seja, em um banho de 10 minutos o consumo pode chegar a 160 litros de água por pessoa.

Lavar o carro – Utilize um balde com água e sabão para fazer a lavagem do carro e acessórios, assim como para o enxague, evitando o uso da mangueira. Uma mangueira ligada por 15 minutos consome, em média, 180 litros de água.

Higiene pessoal – Feche a torneira para fazer a escovação dos dentes, barba ou limpeza de pele e mantenha todos os equipamentos da casa com a manutenção em dia para evitar vazamentos.

Lavar a louça – Jogue fora os restos de alimento e organize a louça antes de iniciar a lavagem. Isso evita que a sobra de comida grude nos utensílios e torna a lavagem um processo mais rápido, dá mais espaço na hora de organizar as peças maiores e consequentemente diminui o tempo e quantia de água necessária para a limpeza.

Calçada – Evite o uso de mangueira para a limpeza de calçada e quintal. Para isso, faça uso de uma vassoura, pá e pano e economize até 18 litros de água por minuto.

Lavar roupas – Junte o máximo possível de peças de roupa para realizar a lavagem na máquina ou tanque, pois assim a quantia de água utilizada é menor. Outra dica é reaproveitar esta água para fazer a limpeza do quintal, por exemplo.

Em caso de dúvidas, a concessionária disponibiliza canais de atendimento para mais informações. O 0800 771 0001 está disponível 24 horas por dia, e o WhatsApp (11) 9 9988-0001 funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.