Com 1.717 suspeitos de dengue, Limeira institui plano de contingência de prevenção e controle

Em decreto publicado nesta quinta-feira (27), o prefeito de Limeira, Mario Botion, instituiu o Plano de Contingência Municipal para Prevenção e Controle das Arboviroses Urbanas. O objetivo é intensificar as ações e integrá-las para maior eficiência no controle da dengue, chikungunya e zika no município, todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Limeira tem, apenas neste ano, 1.717 com suspeita de dengue, e um óbito sendo investigado, e outros 159 casos confirmados.

O plano vai envolver equipe multissetorial: departamentos da Secretaria de Saúde; Educação; Obras; Meio Ambiente; Comunicação, Ceprosom e outros, além dos hospitais que prestam serviço ao SUS, como Santa Casa de Limeira e Humanitária, e os particulares, Unimed e Hapvida.

Por meio de nota, a Prefeitura esclareceu que o decreto atualizou os membros que compõem o comitê e sala de situação. “As ações já se encontram ampliadas desde janeiro de 2023, com a prevenção e controle, sendo que são executadas de segunda a sábado. Há, ainda, as ações educativas e de mídias alertando a população para eliminação de criadouros e a necessidade de procurar por atendimento médico em caso de apresentar sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti”.

O mosquito transmissor se prolifera em água acumulada em qualquer lugar. A eliminação da água concentrada é fundamental para evitar o aumento de casos das doenças.

Veja os números de 2023 e de 2022

Dengue 2023
Total de suspeitos = 1.717
Total de confirmados= 159
Total Descartados= 662
Total aguardando = 896
Óbitos suspeitos = 01

Dengue 2022
Total de Suspeitos =3.999
Total de Confirmados= 620
Total Descartados= 3.379
Óbitos = Zero

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.