Ambulatório no Rubi, em Limeira, aumenta volume de atendimentos, mas faltas preocupam

O Ambulatório de Especialidades Dr. Hélio Márcio Mamede, no Residencial Rubi, aumentou o número de atendimentos no último quadrimestre – de maio a agosto. Em relação ao primeiro quadrimestre do ano (janeiro a abril), o volume é 10% maior, mas as ausências sem aviso prévio ainda preocupam.

O levantamento foi feito pela Santa Casa de Limeira, que é responsável pela administração da unidade, onde são disponibilizados atendimentos médicos (clínico geral, nefrologia, cardiologia, endocrinologia, anestesia, pneumologia, geriatria, ginecologia e pediatria), multidisciplinares (fisioterapia, fonoaudiologia, nutricionista, psicologia, serviço social, triagem DIU, terapia ocupacional) e procedimentos (medicação, citologia, exames laboratoriais, eletrocardiograma, curativos e verificação de peso de recém-nascidos).

Entre janeiro e abril foram realizados 19.248 atendimentos e procedimentos mencionados acima na unidade. Já entre maio e agosto, o volume saltou para 21.216, ou seja, 1.968 (10%) a mais.

Apesar do aumento, o número de atendimentos e procedimentos poderia ser maior. O ambulatório registrou 2.931 faltas entre maio e agosto. No ano, elas já somam 5.656 registros, média de 707 ausências por mês.

O volume reforça a necessidade de os pacientes recorrerem ao ‘desagendamento’ para que, desta forma, o horário reservado seja transferido para outra pessoa que aguarda atendimento. “É necessário ter o compromisso de honrar com a presença, principalmente nos atos eletivos, onde fazemos contato confirmando a agenda e os horários. Uma das questões que poderia agilizar a fila de atendimento é o comprometimento das pessoas em comparecer nas datas e horários agendados, otimizando os reagendamentos dos atendimentos como um todo na rede pública”, informou a superintendente da Santa Casa de Limeira, Veridiana Cason.

Gerente da Equipe Multidisciplinar, Adriana Bayeux descreveu que as faltas acarretam prejuízo para todo o sistema de saúde, até mesmo ao paciente que se ausentou sem avisar. “Quando o paciente falta há um grande prejuízo para o sistema de saúde como um todo. O que faltou tem que voltar no final da fila e a ausência tira a oportunidade de alguém que poderia usar o horário. Toda uma equipe preparada e remunerada fica sem atender. Há prejuízo ao sistema, ao paciente que faltou e ao que deixou de ser atendido porque o horário estava ocupado”, completou.

Adriana reforça a orientação para o aviso prévio de ausência. “Não deu para ir, nos avise. Com antecedência é ainda melhor, para permitir a realocação. Mesmo se for no dia, diante de um imprevisto, ainda é possível tentar o remanejamento”, finalizou.

Os canais de comunicação do ambulatório no Residencial Rubi, inclusive para comunicar ausências, são os telefones: (19)3441-3637,  (19)3441-0466  e o WhatsApp  (19)99755-4414.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.