O dia 15 de dezembro é considerado o Dia da Mulher Advogada. Só no estado de São Paulo, somos cerca de 49% do total de inscritos na classe e, por isso, temos que celebrar!
A luta das mulheres não é atual. Há anos buscamos nossas prerrogativas e direitos, lutamos contra os assédios constantemente sofridos. O momento é de conquistas, de reafirmação de direitos e de busca por novos ideais.
Embora o número de inscritas seja expressivo, o mesmo não acontece com os cargos diretivos e de poder dentro da OAB, que ainda é pequeno, assim como a frente de em grandes escritórios.
Dentro de uma sociedade extremamente machista, os avanços são lentos, porém não podemos ignora-los. A Comissão da Mulher Advogada levanta a bandeira do fim da violência contra as mulheres.
Todas as mulheres já sofreram algum tipo de violência, seja ela: física, psicológica, patrimonial, moral ou sexual. E elas ocorrem também no ambiente de trabalho e costumeiramente são ignoradas ou relevadas.
Recentemente passamos pelos 21 dias de Ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher. Foi compreendido entre os dias 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, passando pelo Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher (25 de novembro), Terminando no dia 10 de dezembro, Dia da Declaração dos Direitos Humanos.
Dentro desse conceito, há no dia 06 de dezembro, o Dia do Laço Branco, talvez o mais importante de todos, que se trata da Mobilização e conscientização dos Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres. Sem essa conscientização, de mudanças de hábitos e conceitos, nossa luta ficará ainda mais difícil.
Por isso, comemorar as conquistas femininas é sempre importante.
Parabéns Advogada tenha orgulho de suas conquistas!
Gabriela Jacon Sassi
Advogada. OAB/SP 240.125
Presidente da Comissão da Mulher Advogada da 35ª subseção OAB/SP- Limeira.
Especialista em Direito Imobiliário e Processo Civil e D. Civil.
Deixe uma resposta