Afastamento de servidores da saúde já afeta atendimento em Cordeirópolis

A alta de confirmações de casos de Covid-19 no início deste ano em Cordeirópolis já impacta o próprio atendimento de saúde. Segundo o prefeito Adinan Ortolan, entre 10% e 20% dos servidores que atuam na área estão afastados após exames confirmarem a doença.

Como exemplo do problema, dos 80 funcionários do Hospital Municipal, 16 estão afastados dos trabalhos com Covid confirmada. O problema afetou, nos últimos dias, o plantão instalado pela Prefeitura no Centro de Especialidades. “Em dois dias seguidos, os médicos que chegaram para trabalhar fizeram o teste e deu positivo em ambos”, relatou Adinan.

O prefeito pediu compreensão da população. “Se você chegar e não encontrar profissional, não é que a Prefeitura está reduzindo o atendimento, e sim o afastamento dos profissionais por precaução. Vamos enfrentar essa realidade que tem impactado muito o setor”, disse.

A Prefeitura constatou uma queda no número de isolados – hoje são 371. Segundo Adinan, essa redução pode ser um reflexo do período menor de isolamento estabelecido pelo Ministério da Saúde, o que gera um fluxo mais rápido, e também pode indicar uma tendência de estabilidade nas contaminações de Covid.

Para Adinan, no entanto, ainda é cedo para estabelecer prazos. “A expectativa ainda é de recordes de confirmações no país com a Ômicron”, disse. Hoje, Cordeirópolis registra uma pessoa internada com Covid, uma mulher de 85 anos, com comorbidades, que está no Hospital Regional de Piracicaba.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.