“Vosso Reino”: mistura explosiva na Netflix

por Farid Zaine
@farid.cultura

“Vosso Reino”, a nova série argentina que estreou na Netflix, mexe num terreno perigoso e explosivo, a união entre política e religião. Já no primeiro episódio vemos um candidato da direita à presidência da Argentina chamado Badajóz (Daniel Kuzniecka), apresentando-se em um monumental comício juntamente com seu candidato a vice, o famoso pastor de uma Igreja Evangélica em expansão, Emilio Vázquez Pena, interpretado por Diego Peretti. O Pastor Pena mantém uma imagem de “homem de Deus” diante dos  milhares de fiéis de sua igreja, mas ele e sua esposa Elena (Mercedes Morán) são manipuladores e corruptos, com cobertura de figuras da Justiça e da Política do país. 

A trama de “Vosso Reino” começa com um indivíduo estranho, Remigio (Nico García) apresentado como um fanático religioso, que se infiltra na multidão que se prepara para assistir ao comício mais importante da campanha presidencial, e dá uma facada no candidato a presidente, que morre. Naturalmente, o mais forte nome para concorrer à presidência passa a ser o do vice, o Pastor. 

Marcelo Piñeyra, o diretor e também roteirista junto com Claudia Piñeiro ( os sobrenomes são parecidos, mas não são o mesmo), perguntado se haveria alguma relação com o atentado a Jair Bolsonaro, então candidato, em Juiz de Fora (MG) em 2018, garante que a cena já estava escrita quando soube do fato e que, portanto, não tem nenhuma relação com o acontecido no Brasil.

“Vosso Reino” se desenrola no terreno pantanoso em que se misturam a exploração da fé, a corrupção generalizada e a violência, e isso não é uma particularidade da Argentina, cenário do drama, mas fenômeno que se observa no mundo todo. Claro, quando do lançamento da série, houve protestos e pedidos de cancelamento à Netflix. Mas a série que estreou no Brasil já está disponível em 190 países.

Não se pode falar muito da série sem dar spoilers. O pesado assunto é tratado com firmeza pelo diretor Marcelo Piñeyra, dono de um vasto currículo que inclui filmes importantes e premiados, como “Plata Quemada” e “Kamchatka”. Piñeyra entrega “Vosso Reino” como um instigante thriller político, que ainda pode lhe dar muita dor de cabeça, mas também muitos aplausos e reconhecimento.

Dentre seus muitos trabalhos no cinema, Piñeyra tem um bem especial: ele foi o diretor de produção de “A História Oficial”, aclamado longa argentino dirigido por Luis Puenzo, e vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1986 (hoje chamado Melhor Filme Internacional), com uma soberba interpretação de Norma Aleandro. “A História Oficial”, contundente drama sobre a ditadura militar na Argentina, teve também seu roteiro indicado ao Oscar da categoria. Está disponível na Netflix.

“Vosso Reino” tem tudo para prender o espectador nos 8 episódios da primeira temporada. No elenco , destaca-se o ator Chino Darín, filho de Ricardo Darín, um dos melhores e mais prestigiados atores argentinos de todos os tempos, protagonista de “O Segredo dos Seus Olhos”, outro Oscar de Melhor Filme Internacional para os hermanos, em 2010. Chegará a nossa vez.

VOSSO REINO – Temporada 1 – 8 episódios – Netflix
Cotação: ****MUITO BOM

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.