Vereadora quer lei para Limeira ter o Dia da Incontinência Urinária

A vereadora Constância Félix (PDT) protocolou nesta semana projeto de lei para instituir em Limeira o Dia Municipal da Incontinência Urinária. A intenção é a promoção da prevenção e tratamento deste problema de saúde.

A proposta sugere o dia 14 de março, de cada ano, como sendo o “Dia municipal da incontinência urinária”, quando, de acordo com ela, já é lembrado o “Dia mundial da incontinência urinária”.

Para o dia, ela propõe que sejam realizadas atividades, como debates, ações de conscientização sobre a prevenção e o tratamento da incontinência, entre outras. Se aprovado o projeto, caberá à Prefeitura regulamentar no que couber.

Na justificativa, ela descreve que a incontinência urinária é o distúrbio de saúde caracterizado pela perda involuntária de urina. “Embora atinja pessoas de diversas faixas etárias e gêneros, ela é mais frequente entre as mulheres, aumentando a incidência com a idade”.

Diz também que a desinformação sobre o tema compromete tanto a prevenção, que abrange hábitos saudáveis, como uma condição que afeta sensivelmente o estado psicológico dos pacientes e a sua dignidade, como o tratamento, ao qual não se recorre muitas vezes por vergonha ou por se desconhecer seu potencial de melhoria da qualidade de vida, quando não de cura.

O projeto deve passar pelas comissões da Câmara para, depois, seguir para votação do plenário.

Foto: Divulgação/Câmara de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.