Vereadora de Limeira pede estudos para heliponto no auxílio a emergências na saúde

Requerimento apresentado nesta quinta-feira (11/08) na Câmara Municipal de Limeira, de autoria da vereadora Terezinha da Santa Casal (PL) pede informações à Prefeitura sobre projeto e estudos para implantação de um heliponto, local para pouso de helicópteros.

A instalação do espaço, segundo a parlamentar, é pensada para o atendimento das demandas dos hospitais de Limeira em relação ao transporte de órgãos captados para transplantes, atendimentos de urgência e emergência e de outras necessidades.

No mês de julho, um idoso vítima de incêndio em Itatiba (SP) foi transferido para a Santa Casa de Limeira, considerada referência no tratamento de queimaduras. O paciente foi trazido a Limeira por um helicóptero Águia, que precisou pousar, de forma improvisada, no estacionamento de um supermercado na região. Dali, o paciente foi levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) até o hospital.

No requerimento, a vereadora quer saber se o Executivo de Limeira possui algum projeto ou estudo em andamento para implantação do heliponto, além de eventuais prazos.

“A captação e entrega de órgãos para transplantes ou a transferência de pessoas que necessitam de urgência e emergência por traumas, queimaduras e doenças de alta complexidade são processos que precisam de agilidade e trabalho sincronizado. Por isso, a implantação de um heliponto seria de extrema importância no município de Limeira para sobrevida desses pacientes”, justificou a parlamentar.

Terezinha, que trabalhou por décadas na Santa Casa, lembrou que o hospital atende 26 municípios do Sistema Único de Saúde (SUS) em casos de alta e média complexidade, além de contar com a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), características quem resultam em demanda de transferência e recebimento de pacientes.

O documento será lido em plenário na próxima sessão da Câmara e, depois, encaminhado à Prefeitura de Limeira.

Foto: Divulgação/ANAC

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.