“Tempo”, o novo filme de M.Night Shyamalan

por Farid Zaine
@farid.cultura

M.Night Shyamalan ficou mundialmente famoso a partir do seu longa “O Sexto Sentido”, aquele em que um garoto via pessoas que haviam morrido . “I see dead people”, fala do então ator mirim Haley Joel Osment ficou marcada (hoje ele está com 33 anos).

O filme fez enorme sucesso popular e de crítica, ganhou prêmios e 6 indicações ao Oscar. Shyamalan passou a se especializar em filmes de suspense e mistério, ganhando notoriedade por suas ousadias. Muitos de seus filmes foram criticados por finais de difícil interpretação, mas o público sempre está pronto para suas novas experiências.

Lançado neste ano, “Tempo” (Old), está apenas nos cinemas, por enquanto. Está em cartaz em Limeira. O lançamento aproveita a lenta abertura das atividades culturais no momento atual da pandemia, e os cinemas começam a apresentar aguardados títulos. Na última semana “Tempo” surpreendeu e foi campeão de bilheteria nos EUA.

M.Night Shyamalan nasceu na Índia, mas logo veio morar em Filadélfia. É naturalizado americano. Como uma marca de Hitchcock, ele também sempre aparece em seus filmes. As aparições de Hitchcock eram muito rápidas, mas Shyamalan atua, como acontece em “Tempo”, em que ele faz um motorista de uma van.

A história de “Tempo” é original e intrigante. Uma família vai passar um feriado numa ilha paradisíaca. No hotel, são convidados pelo gerente a conhecerem um lugar muito especial, uma praia reservada para poucos e escolhidos hóspedes. O casal convidado é formado por Prisca (Vicky Krieps ) e Guy (Gael Garcia Bernal), que tem dois filhos pequenos.

A família aceita o convite, mas quando estão a caminho da tal praia maravilhosa, recebem a companhia de outra família, um médico com alguns visíveis problemas psicológicos , sua mãe, a esposa jovem e uma filha. Na ilha já está um outro hóspede, um artista conhecido da filha de Prisca e Guy, e ainda chega um outro casal, cuja mulher tem ataques epiléticos. Portanto, há muitos problemas físicos em algumas dessas pessoas, incluindo um tumor abdominal em Prisca. Esse fato, de haver doenças em alguns deles, será relevante para se desvendar o mistério que se avizinha.

As primeiras impressões dessa praia, passado o instante de encantamento por sua beleza, já são de causar arrepios e estranheza: restos de objetos enterrados na areia, de hóspedes do hotel que estiveram ali, e um cadáver boiando, já são motivos para que eles desejem sair rapidamente do lugar. Mas não há sinal de celular e a van que os deixou ali já foi embora. Quando tentam uma saída por uma caverna, são brutalmente barrados por um força estranha.

O mais inesperado, contudo, vem logo depois: eles percebem que ali, o tempo passa com incrível velocidade: em poucas horas eles envelhecem, as crianças ficam adultas, os adultos adquirem rugas em poucos minutos, um cadáver que levaria 7 anos para se decompor em poucas horas se desfaz.

O crescente clima de tensão entre os novos habitantes desse estranhíssimo lugar vai chegando a um limite. Como descobrir o que existe ali que é capaz de promover tamanha revolução temporal?

Trabalhando com uma atmosfera de terror em que nada se vê, a não ser as consequências de algo muito perturbador agindo sobre as pessoas, modificando-as fisicamente e provocando caos, violência e mortes, Shyamalan entrega um filme a que ninguém ficará indiferente. É a especialidade dele.

Não dá para falar mais sobre o desenrolar dessa história, muito menos do seu desfecho. O melhor é ir curtir e descobrir tudo sem dar chance a spoilers.
Para quem ainda não se sente à vontade para ir ao cinema ver “Tempo”, há algumas dicas para entrar no universo de Shyamalan: além do já clássico “O Sexto Sentido”, será interessante conhecer “Fragmentado”, “Corpo Fechado”, “A Vila” e “Fim dos Tempos”.

A duração de “Tempo”, o novo filme de Shyamalan, é de 1h48min, o que não seria sequer uma piscada na bela e misteriosa praia onde se desenrola a trama.

TEMPO (OLD) – Filme de M.Night Shyamalan (2021) – Em cartaz nos cinemas.
Cotação: ****MUITO BOM

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.