TCE-SP retira de pauta julgamento sobre demissão de quase 300 servidores da Educação em Limeira

Estava marcado para 28 de fevereiro o julgamento no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) do pedido de revisão feito em nome do prefeito de Limeira (SP), Mario Botion, para evitar a demissão de quase 300 servidores, a maioria da Educação, chamados pelo concurso público 03/2014, considerado com ilegalidades. Devido a complexidade, o caso foi retirado de pauta.

O secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Daniel de Campos, informou que representantes do Município estiveram no TCE-SP para, novamente, esclarecer sobre a dimensão dos prejuízos à coletividade caso o Município seja obrigado a cumprir o acórdão, que apontou irregularidades no concurso e uma das consequências é a demissão dos servidores que foram aprovados e chamados por ele.

Com as medidas administrativas recursais pelo Município de Limeira esgotadas, em outubro de 2023, como o DJ mostrou, uma alternativa foi Botion, como pessoa física e um dos principais interessados como prefeito, entrar com o pedido de revisão.

A nova ação por um ente diferente do anterior foi uma recomendação do próprio TCE para que o caso pudesse ser novamente apreciado, com apontamento de fato novo, ainda no âmbito administrativo.

Quando da análise dos documentos em procedimentos anteriores, não havia a planilha de avaliação utilizada na prova prática de monitor, onde constam os critérios de avaliação de forma objetiva. Agora, a nova ação anexa a planilha e este foi o fato novo.

O prefeito fundamentou a ação e reafirmou a legitimidade dos atos da administação pública, pois as consequências atingem terceiros de boa-fé. Também apontou o princípio da segurança jurídica, que deve pautar os atos administrativos.

Entre os pedidos estão: que sejam acolhidas as informações apresentadas, recebidas e processadas e, ao final, que seja o reconsiderado o julgamento de ilegalidade dos atos e consequentemente exoneração dos admitidos, sob pena de prejuízos irreparáveis aos servidores e ao próprio Município.

O caso foi retirado da pauta de julgamento de fevereiro para melhor análise. Por enquanto, não tem nova data prevista.

Se restar infrutífera esta última tentativa de revisão no TCE, o Município pode acionar a Justiça Estadual. O Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos Municipais de Limeira (Sindsel) já moveu ação declaratória de nulidade de ato administrativo para impedir a demissão de servidores, mas a liminar foi rejeitada.

Foto: Freepik

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.