Rodapé – Um café de notícias para começar o dia bem informado (26/11/21)

PSICÓLOGOS NA REDE
A vereadora Constância Félix (PDT) protocolou requerimento pedindo informações à Prefeitura de Limeira sobre concurso para o cargo de psicólogo. Ela pergunta quais são as funções desempenhadas por um psicólogo concursado e onde eles atuam. Também questiona se há previsão para abertura de concurso nesta área e qual o contingente atual na rede pública.

QUANTO VIVEMOS
O aumento da expectativa de vida ao nascer no país em 2020 era de 76,8 anos, uma alta de 2 meses e 26 dias em relação ao ano anterior (76,6 anos). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no entanto, a idade foi estimada caso o país não tivesse passado pela pandemia de covid-19. Portanto, o IBGE não considera a crise de mortalidade provocada pela doença naquele ano. De acordo com o IBGE, sem considerar os efeitos da covid-19, a expectativa de vida para os homens era de 73,3 anos em 2020. Já para as mulheres, a esperança de vida era de 80,3 anos, no ano. O IBGE explicou que uma análise do aumento de óbitos acarretado pela pandemia para o Brasil e cada unidade da federação foi feita na publicação das Estatísticas do Registro Civil, na semana passada.

HOSPITAL DA CRIANÇA
O fechamento do chamado Hospital da Criança, no Centro de Limeira, para a descentralização do atendimento pediátrico para os bairros, continua trazendo desconforto à base do prefeito Mario Botion na Câmara Municipal. A vereadora Lu Bogo (PL) apresentou requerimento perguntando se é possível manter a unidade aberta, mas em outro imóvel na região central. “O presente requerimento se justifica devido ao grande número de munícipes que ficaram desgostosos ao saber da informação do fechamento do Hospital da Criança, no centro de Limeira. Por mais que as unidades do Jardim Aeroporto, Abílio Pedro e Parque Hipólito passem a atender 24h e recebam a demanda deste público, os pais não concordam de não ter mais um local exclusivo para as crianças”, justificou.

PARALISAÇÃO DE VOOS
Pilotos e comissários de voo entrarão em greve a partir da 0h do dia 29 próximo (segunda-feira), por tempo indeterminado, em todo o país, conforme decidido em assembleia realizada ontem (24). Em nota, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) informou que a decisão pela paralisação é em consequência da “intransigência das companhias aéreas nas negociações da renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)”. “Em respeito à sociedade e aos usuários do sistema de transporte aéreo, os aeronautas farão a paralisação de 50% dos tripulantes por dia, enquanto os outros 50% permanecerão em serviço. A categoria reivindica unicamente reajuste salarial que contemple a reposição das perdas inflacionárias nos últimos dois anos — INPC [Índice Nacional de Preços ao Consumidor] do período de 1º de dezembro de 2019 a 30 de novembro de 2021”, disse nota do SNA.

REUNIÃO DO CONSEG
O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Central de Limeira faz, nesta sexta-feira, mais uma reunião a partir das 8h. O encontro será na sede do Círculo de Trabalhadores Cristãos (CTC) de Limeira, que fica na Rua Cel. Joaquim Antônio, 81, Boa Vista.

CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
A ONU Mulheres começou uma campanha internacional contra a violência de gênero para marcar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. Segundo a Organização das Nações Unidas, o Brasil é o quinto na lista de países com mais crimes de gênero. As ações serão realizadas até 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos. Desde 1991, essa campanha atua para prevenção e eliminação da violência contra mulheres e meninas. Conheça a agenda global da iniciativa.

HOMENAGEM PARA CORDEIROPOLENSE
A deputada estadual Bebel (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), projeto que batiza o dispositivo de retorno localizado no km 162 da Rodovia Constante Peruchi (SP-316), em Cordeirópolis. O nome escolhido é o de Zuleika Corte. A homenageada nasceu em Cordeirópolis atuou no ramo farmacêutico, onde por longos anos foi funcionária de farmácia em Cordeirópolis e depois na farmácia da Santa Casa de Misericórdia de Limeira, onde ali se aposentou. Ela faleceu em 2017.

IMUNIDADE TRIBUTÁRIA
A Câmara dos Deputados concluiu a votação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 134/19, que reformula regras para a certificação de entidades beneficentes. Os deputados analisaram alterações feitas no Senado e aprovaram emenda dos senadores que inclui as comunidades terapêuticas entre as entidades que contarão com imunidade tributária de contribuições à seguridade social. O projeto será enviado à sanção presidencial. A emenda dos senadores contou com o voto favorável de 408 parlamentares. Outros 21 votaram contra a inclusão das comunidades terapêuticas.

VIRADA INCLUSIVA
A 4ª Virada Inclusiva em Cordeirópolis ocorrerá no dia 2 de dezembro em uma live especial. As gravações já ocorreram nesta semana, direto do Teatro Municipal. A transmissão vai promover a inclusão social e cultural às pessoas com deficiência e será marcada pela emoção, superação, diversidade de talentos e as potencialidades das pessoas com deficiência. A secretária de Justiça e Cidadania, Sandra Santos, explica que esses artistas da cidade se reuniram para celebrar, por meio da música, da dança e da poesia, a virada que comemora a valorização dos seres humanos.

EVASÃO ESCOLAR
A Comissão de Educação (CE) do Senado aprovou em decisão final nesta quinta-feira (25/11) o Projeto de Lei (PL) 871/2019, que estabelece medidas para evitar o abandono e a evasão escolar. A proposta que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA — Lei 8.069, de 1990) foi apresentada pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES) e recebeu voto favorável do relator, senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL). Se não houver recurso para votação em Plenário, a matéria segue para a Câmara dos Deputados. O abandono escolar ocorre quando um estudante não conclui o ano letivo. A evasão se dá quando o aluno termina o ano letivo, mas não retorna à escola no ano seguinte. O texto prevê a realização de recenseamento anual de crianças e adolescentes em idade escolar.

PASSE ESCOLAR
O vereador Elias Barbosa (PSC), presidente da Comissão de Educação da Câmara de Limeira, solicitou que seja enviado ofício à Diretoria de Ensino questionando a disponibilidade de passes a alunos de escolas estaduais em Limeira. Segundo o parlamentar, pais de alunos acima de 12 anos reclamaram que não estão conseguindo ter acesso aos créditos. “Eles fazem a requisição, entregam os documentos, mas quando vão à SOU [empresa de ônibus], a informação é de que não está autorizado”, relatou.

AÇÃO POLICIAL GRAVADA
A Câmara dos Deputados rejeitou recurso do deputado Delegado Éder Mauro (PSD-PA) contra a tramitação conclusiva do Projeto de Lei 2416/15, sobre gravação de ações policiais. Assim, a proposta será enviada ao Senado. Em seguida, foi encerrada a sessão do Plenário desta quarta-feira (24). O texto faculta ao poder público oferecer equipamento de gravação em vídeo ou tecnologia de transmissão e registro de vídeo a equipes encarregadas de ação policial em que haja a possibilidade de uso da força. Apesar de tornar a medida facultativa – o texto original previa a obrigatoriedade –, o substitutivo mantém o objetivo do projeto, que é permitir a constituição de provas para assegurar o controle social da atividade policial. As gravações também deverão ser usadas em repartições policiais onde o preso for apresentado.

VIU ESSA?
“Diante dos questionamentos que têm sido feitos, a prefeitura esclarece que não realizará o carnaval no ano de 2022. ‘Não é o momento’, resumiu o Prefeito Pedrinho Eliseu”

Comunicado da Prefeitura de Araras divulgado nesta quinta-feira (25/11), informando o cancelamento da folia do próximo ano.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.