Rodapé – Um café de notícias para começar o dia bem informado (19/06/21)

RITO DE APROVAÇÃO
Passada a tumultuada sessão do subsídio ao transporte coletivo, a Câmara Municipal de Limeira ficou com outro problema a sanar: afinal, projeto em que é apresentada urgência especial para votação deve ser aprovado com maioria simples, pelo fato de ser ordinário, ou com maioria absoluta, como é tradicional na Casa, embora não haja respaldo no Regimento Interno da Casa? Durante o tenso debate entre os vereadores Anderson Pereira e Ceará sobre este ponto na quinta-feira, restou a voz de fundo de Nilton Santos, que disse: “Vamos votar, gente, depois corrigimos”.

NOVO PROJETO
Com a rejeição do projeto pela Câmara, a expectativa entre os parlamentares é o envio de uma nova propositura à Casa pelo Executivo, com a possibilidade de uma redução nos valores iniciais desejados pela Prefeitura. É possível a separação das reservas (R$ 14 milhões e R$ 6 milhões) em dois projetos distintos. O que é certo, nos corredores da Casa, é que o transporte coletivo será, novamente, o assunto da próxima semana, pois uma solução envolve autorização legislativa.

E-MAIL NA INTERNET
Para facilitar o contato da população de Iracemápolis com todos os setores da administração pública, o vereador Claudinho Cosenza (PSDB) enviará à prefeita Nelita Michel (PL) uma indicação para que disponibilize, no site do Executivo, os e-mails de todos os setores da Prefeitura. O documento foi protocolado nesta sexta-feira (18/06).

RECONHECIMENTO AO SEBRAE
O prefeito Mario Botion entregou uma placa comemorativa em razão dos atendimentos prestados pelo Sebrae/Limeira. Foram mais de 15 mil atendimentos nos últimos 4 anos. A placa traz os seguintes dizeres: “O Sebrae/SP agradece pela parceria e concretização de ações de fomento ao desenvolvimento local.” A homenagem foi entregue às agentes de atendimento, Thaís Vigirelli e Márcia Aparecida de Souza Ávila.

ABRINDO ESPAÇO
Desde ontem (18/06), os atendimentos de ginecologia e obstetrícia da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Abílio Pedro estão no Pronto Atendimento Infantil (Hospital da Criança). A medida se deve às mudanças que serão feitas na UPA para abrigar novos leitos de Covid-19. Outras mudanças serão necessárias para otimizar a estrutura da UPA, que serão informadas oportunamente. O PA Infantil fica na Rua Sete de Setembro, 932, Centro, e funciona 24 horas, todos os dias.

VIOLÊNCIA CONTRA IDOSO
O Ceprosom, em parceria com o Conselho do Direito do Idoso de Limeira, promove, neste sábado (18/06), palestra, ao vivo, sobre conscientização do tema “Violência Contra o Idoso”. A apresentação acontecerá por meio do canal do Youtube “Juntos e Separados”, às 14h. O canal foi criado no início da pandemia com o intuito de manter as atividades dos 41 grupos da terceira idade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa é celebrado em 15 de junho. A palestra pode ser assistida neste link.

CAFÉ ESPECIAL
No último dia 26 de maio, o Recanto da Pamonha ofereceu um café da manhã aos profissionais da saúde que trabalham no drive-thru da vacinação contra a Covid-19, em frente ao estádio do Limeirão. Por conta da homenagem, a empresa deve receber uma Moção de Aplausos da Câmara de Limeira, apresentada nesta sexta-feira pelo vereador Marco Xavier (Cidadania).

ESTUDO DA UNICAMP
Durante o mês de junho, a Unicamp vai realizar uma pesquisa em todo o Estado de São Paulo para estimar a prevalência da covid-19 na população paulista. O inquérito sorológico vai apontar a parcela da população que já teve contato com o SARS-CoV-2 por meio da aplicação de testes rápidos por imunoensaio enzimático (Elisa) em amostras de sangue. Ele será feito em 11 cidades, com 500 amostras coletadas em cada uma delas, totalizando 5,5 mil exames. Os testes serão realizados nas cidades de São Paulo, Sorocaba, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Araraquara, Campinas e São José dos Campos.

A LISTA DE INVESTIGADOS
A CPI da Covid no Senado já tem a primeira lista de 14 nomes de testemunhas que passarão à condição de investigados. Entre eles, estão o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; seu antecessor na pasta, Eduardo Pazuello; e o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo. Também estão na relação o ex-secretário-geral do Ministério da Saúde Antônio Elcio Franco Filho; a secretária de Gestão do Trabalho da Saúde, Mayra Pinheiro; a coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Francieli Fontana Fantinato; o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, Hélio Angotti Neto; o ex-assessor do presidente da República Arthur Weintraub; o ex-secretário de Comunicação da Presidência da República Fabio Wajngarten; e o ex-secretário de Saúde do Amazonas Marcellus Campêlo.

SEGUNDO BLOCO
Compõem ainda a lista de investigados nomes que são apontados como membros do “gabinete pararelo” de assessoramento ao presidente da República Jair Bolsonaro: o empresário Carlos Wizard Martins, a médica Nise Yamaguchi, o médico Paolo Zanotto e o tenente-médico da Marinha Luciano Dias Azevedo.

REEMBOLSO AÉREO
Entrou em vigor nesta sexta-feira (18/06) a Lei 14.174/21, que prorroga até o final de 2021 as regras de reembolso e remarcação de passagens aéreas para os voos cancelados durante a pandemia de Covid-19. A lei prevê o direito ao reembolso, ao crédito, à reacomodação ou à remarcação do voo, independentemente do meio de pagamento utilizado para a compra da passagem (dinheiro, crédito, pontos ou milhas). Esse direito deverá ser negociado entre o consumidor e o transportador. O reembolso será feito em 12 meses sem penalidades, a contar da data do voo cancelado.

PELA CASSAÇÃO
O vereador Luiz Ramos Filho (PMN), relator no Conselho de Ética da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, do processo contra o vereador Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho (sem partido) apresentou nesta sexta-feira (18/06) seu relatório final pela procedência da denúncia, indicando a cassação do mandato do parlamentar por quebra de decoro. A defesa terá cinco dias para alegações finais. Depois, o conselho se reúne para deliberar. Se for aprovado, será submetido ao plenário para votação definitiva. O vereador está preso desde 8 de abril junto com a namorada Monique Medeiros, mãe do menino Henry Borel, de 4 anos, que, de acordo com as investigações, teria sido morto por Dr. Jairinho, após sofrer espancamento no apartamento onde morava com o casal.

VIU NAS REDES?
“A polícia tem tropa especializada, principalmente na área em que ele está, de mato cerrado, não é simples você achar uma pessoa. Uma área larga, você tem que isolar. Primeiro, se faz um cerco longo, depois você vai dividindo por quadrante e vai vasculhando até achar o cara. É igual a buscar leão na selva, vai batendo mato, operação demorada”

Vice-presidente General Hamilton Mourão, comentando nesta sexta-feira a operação da polícia na caça a Lázaro Barbosa da Silva, em Goiás, acusado de ser um serial killer que já fez várias vítimas na região, em busca com intensa repercussão nas redes sociais.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.