Racionamento de água em Iracemápolis afetará 15 bairros nesta segunda-feira

A Prefeitura de Iracemápolis inicia nesta segunda-feira (27) racionamento de água, de forma intercalada nas diferentes regiões da cidade, devido a crise hídrica que afeta o município. A medida foi estabelecida por meio do Decreto 3.940/2021, publicado na última quinta-feira (23).

O racionamento ocorrerá de segunda a sábado, com restrição de água das 6h às 16h. O Executivo dividiu os bairros em dois setores: “A” e “B”. Haverá um revezamento entre eles, ou seja, a cada dia, um dos dois setores ficará com o fornecimento de água prejudicado. Hoje, moradores de 15 bairros, que pertencem ao setor “A”, ficarão sem água no horário previsto. São os seguintes bairros: Parque Doutor Dimas Cera Ometto, Centro, Jardim Voluntário Pedro Freitas, Jardim Primavera, Jardim Iracema, Residencial Bela Vista, Jardim Santa Rita, Jardim Boa Vista, Residencial Alvorada, Jardim Luiz Ometto, Jardim Residencial Florescer, Jardim Niza Azevedo Calice, Jardim São Sebastião, Jardim Hermínio Demarchi e Nova Iracemápolis I.

Amanhã, a interrupção no fornecimento será para os bairros (20 no total) que integram o setor “B”: Residencial Recanto das Paineiras, Jardim Morro Azul, Jardim Lázaro Honório de Oliveira, Residencial das Orquídeas, Jardim dos Ipês, Residencial Aquárius, Condomínio Flórida, Condomínio Villaggio Mielli, Residencial Campo Verde, Residencial Cidade Nova, Jardim Antônio Joaquim Fagundes, Jardim Alcides Modenez, Parque José Modenez, I Distrito Industrial, Jardim Carolina Ometto Pavan, Jardim João Ometto, Parque Cesarino Borba, Parque Industrial e Empr. Catharina Biazio Ometto, II Distrito Industrial, IV Distrito Industrial.

Conforme o decreto, as unidades e repartições públicas deverão ser abastecidas por meio alternativos de fornecimento de água quando necessário, tais como caminhão-pipa, galões de água, dentre outros. O término do racionamento está condicionado ao retorno do patamar hídrico considerado suficiente ao atendimento de toda a população abrangida pela distribuição de água, circunstância que será analisada pela equipe técnica do Departamento de Água.

COMO DENUNCIAR O DESPERDÍCIO
De acordo com a Prefeitura, as ações de fiscalização para combater o desperdício serão intensificadas e as ações seguirão normas estabelecidas pela Agência Reguladora (ARES-PCJ).

Não será permitido, por exemplo, utilizar água da torneira para lavagem de veículos, calçadas e piscinas. “O desperdício é considerado, segundo documento técnico da agência reguladora, infração gravíssima com penalidade correspondente a 50 vezes o valor da tarifa mínima. Em Iracemápolis, a tarifa mínima está em R$ 27. Portanto, multa de R$ 1.350. No caso de comércios e industrias, há alteração no valor da tarifa mínima”, descreveu o Executivo na semana passada.

O decreto permite que qualquer pessoa que constatar o descumprimento da norma poderá denunciar pessoalmente nos postos de atendimento da Prefeitura ou via telefone 3456-9240, e-mail saneamento@iracemapolis.sp.gov.br, site www.iracemapolis.sp.gov.br no Serviço de Informação ao Cidadão e ainda pelo telefone 3456-3965, da Guarda Municipal.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Iracemápolis

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.