Projeto em Limeira quer política de entrega de medicação contínua em casa

Projeto de lei protocolado pelo vereador Dr. Júlio César Pereira dos Santos (União Brasil) no último dia 7, na Câmara Municipal de Limeira, pretende criar uma política pública para garantir o direito das pessoas idosas, pessoas com deficiência e gestantes em receber medicação contínua em seu domicílio.

A ação quer beneficiar pessoas com mais de 60 anos, deficientes e gestantes a partir do sétimo mês de gravidez. Caso a propositura seja aprovada, pacientes interessados na obtenção do benefício deverão se cadastrar junto à Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo o parlamentar, os pacientes que fazem tratamento com remédios de uso contínuo necessitam ir até uma unidade de saúde com farmácia ou na Farmácia Municipal para retirar o medicamento que necessita. A partir do momento em que há uma política pública, a ideia é desafogar as unidades e aumentar o conforto dos pacientes, geralmente já debilitados por conta dos problemas de saúde que desencadearam o tratamento, como hipertensão e diabetes.

“A propositura atua diretamente na proteção e defesa da saúde, assunto para o qual os municípios detêm competência legislativa para suplementar a legislação federal e estadual quando houver interesse local, nos termos do art. 24, XII, c/c o art. 30, I e II, ambos da Constituição Federal. Ademais, o cuidado com a saúde é competência comum dos entes federados, nos termos do art. 23, II, da CF/88”, justificou o vereador.

A proposta está sob estudo da Procuradoria Jurídico-Legislativa, que emitirá parecer à Comissão de Constituição e Justiça e Redação da Casa (CCJR).

Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.