Programa de prevenção às drogas nas escolas de Limeira vai à votação

De autoria do Executivo, a proposta que institui na cidade o Projeto Educar Limeira está pautada para a próxima sessão da Câmara, nesta quarta-feira (13), a partir das 14h30. Trata-se de um programa de prevenção às drogas que poderá ser executado nas instituições de ensino.

A responsabilidade pela execução do programa, quando ele for sancionado, será da Secretaria Municipal de Segurança Pública. O objetivo é desenvolver políticas e atividades principalmente voltadas às crianças e aos adolescentes. “Esclarecendo e informando sobre os males decorrentes do uso de drogas, sejam elas lícitas ou não, atuando reflexamente no combate à violência decorrente do uso dessas substâncias”, está na redação do projeto.

Dentro do programa, caberá à Guarda Civil Municipal desenvolver ações internas e externamente. No primeiro caso, será por meio da publicação de trabalhos, palestras, entre outros meios elucidativos, para informar ao público interno quanto à problemática ocasionada pelo uso de drogas.

Externamente, a corporação atuará nas instituições de ensino e poderá, por exemplo, interagir com os estudantes e seus pais, bem como com os professores, moradores vizinhos das escolas, líderes comunitários, entre outros, para familiarizar-se com os problemas locais, em especial aos relacionados com drogas, e elencar as possíveis soluções. O objetivo dessa ação é formar agentes multiplicadores voltados para a resistência ao uso de drogas.

Na justificativa, o prefeito Mario Botion (PSD) menciona que, ao elaborar o projeto, levou em consideração os serviços prestados nas escolas municipais, estaduais e particulares desenvolvidos pelos agentes da Ronda Escolar nos anos de 2017, 2018 e 2019. O projeto precisa de maioria simples para ser aprovado.

Foto: Prefeitura de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.