Palestras encerram ações do “Setembro Verde” na Unimed Limeira

“Doar os órgãos do Jonas gerou vidas em outras pessoas, nos deu força e trouxe mais vidas”. A frase da enfermeira Kika Brito, mãe do Jonas Brito, encerrou a palestra que ocorreu nessa quarta-feira, 27 de setembro, data marcada pelo Dia Nacional da Doação de Órgãos.

O Hospital Unimed Limeira realizou um ciclo de palestras aos funcionários abordando o tema. Os encontros ocorreram em dois horários dos dias 25 e 26, no auditório do hospital.

No dia 27 o encerramento do mês “Setembro Verde” ocorreu no auditório do Espaço Viver Bem com as palestras de Alessandra Moraes, mãe do doador Gustavo; e da Kika Brito, mãe do doador Jonas.

Alessandra contou sobre o momento mais doloroso da sua vida com a perda o filho de 17 anos, devido ao rompimento de um aneurisma. “Diante desse fato tão devastador e inesperado, nos deparamos com a doação de órgãos. Dissemos o ‘sim’ mais difícil da nossa vida. Porém o mais gratificante”, afirmou.

Para Kika e Alessandra, fazer as palestras, participar de entrevistas e relatar sobre a perda de um filho é um momento doloroso, mas que ao mesmo tempo sensibiliza mais pessoas para falarem sobre o assunto e terem a doação de órgãos como algo natural, fora dos tabus e medos.

Elas contaram que hoje sentem o bem que fizeram para outras pessoas que precisam viver, e também para elas. “Sabemos que aquele jovem tão lindo, bondoso e carismático vive nas pessoas que ajudou a salvar”, reforça Alessandra, mãe do Gustavo.

Doação de órgãos

O Hospital Unimed Limeira tem desde 2018 a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT). A comissão é formada por equipe multiprofissional da área de saúde que tem a finalidade de organizar, no âmbito da instituição, rotinas e protocolos que possibilitem o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes.

Dr. Alexander John Pessoa Grant Anderson, médico coordenador da CIHDOTT, explica que é fundamental que a pessoa doadora tenha uma conversa aberta com a família e exponha sua vontade para que, mesmo em um momento difícil como esse, o desejo seja respeitado.

“Vale ressaltar que a doação de órgãos acontece somente com a aprovação da família. Mesmo que o paciente tenha deixado registrado em documento, a doação só ocorre com a aprovação da família”, explica o médico.

Foto: Unimed Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.