Operação federal apreende agrotóxico ilegal em empresa de Limeira

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), apreendeu 275 litros de agrotóxico encontrado em estabelecimento comercial em Limeira.

O produto foi apreendido pelos fiscais na última quarta-feira (28/06). Segundo o Ministério, o material não possui registro no órgão e nem autorização do Ibama.

O rótulo continha a descrição de agrotóxico com ação desalojante, repelente, fungicida, nematecida e acaricia. Os agrotóxicos ilegais, sem registro no Ministério da Agricultura, constituem risco para a agropecuária.

Entre os problemas listados, estão a ausência de procedência e eficácia do produto para o controle e combate às pragas; risco a saúde, pela exposição a ingredientes ativos e componentes desconhecidos, tanto dos usuários, durante a aplicação do produto, como dos consumidores de alimentos; e risco ao meio ambiente, pela exposição da fauna e da flora às substâncias químicas desconhecidas, que podem causar mortes ou danos graves ao equilíbrio ambiental.

A empresa foi autuada pelo Ibama pela prática de crime ambiental e pelo governo federal por produzir e comercializar o agrotóxico sem registro.

Fonte e Foto: Mapa

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.