Limeira volta a ter registro de aglomerações em diferentes endereços

Problemas com aglomerações que tinham sido pausados devido à pandemia voltaram a acontecer em pontos diferentes da cidade. Num deles, perto do Estádio Major José Levy Sobrinho, o Limeirão, forças policiais precisaram usar medidas mais duras para espantar jovens que se aglomeravam. Em função da pandemia, pessoas flagradas nesses ambientes podem ser responsabilizadas pelo crime do artigo 268 do Código Penal, que prevê até prisão em caso de condenação para quem infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.

No entorno do estádio, moradores descreveram que, a partir de sexta-feira à noite, o local ficou um caos. “Perto da praça de esportes, havia aglomeração, muitas bebidas, som alto, motocicletas acelerando e consumo de drogas”, descreveu um dos moradores.

O mesmo morador disse que a situação começou às 22h. “Na sexta, por volta de 22h começou a bagunça e só foi aumentando. Avisamos a GCM, a PM e comunicamos o 156. Em determinado momento, chegaram viaturas da guarda e de policiais, aí precisaram usar até bombas de efeito moral para dispersar a turma, que na noite de sábado voltou novamente”, completou. O DJ obteve imagens que um sistema de monitoramento registrou pouco depois de meia-noite de sábado, quando guardas dispersam um grupo de pessoas do outro lado onde ocorre a aglomeração, próximo do Jardim Canaã (veja vídeo abaixo).

Uma mulher acredita que havia cerca de 400 pessoas na área onde fica a pista de skate. “Avisamos o pessoal do Departamento de Trânsito e eles disseram que já tinha uma equipe no local que estava revezando com outro endereço, no Jardim Planalto. Realmente vimos que eles permaneceram um bom tempo aqui. No dia seguinte, pela manhã, encontramos garrafas quebradas, um perigo para crianças que brincam no local”, reclamou ela, que tem em sua casa uma pessoa com autismo. Para a população, as ruas no entorno do Limeirão precisam ser fechadas.

PALMEIRA REAL
No Jardim Palmeira Real, antigo Royal Palm, as aglomerações também preocupam moradores e queixas chegaram ao Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Centro/Sul, que irá dar andamento nas reclamações.

Conforme o Conseg, as aglomerações ocorrem em bares e também em estabelecimentos que comercializam a bebida tchay. As reclamações serão encaminhadas aos órgãos públicos competentes.

JARDIM OURO VERDE
Na semana passada, uma equipe da GCM também precisou ir até ao Jardim Ouro Verde para conter uma aglomeração que ocorria num ponto de venda de tchay.

O local fica na Rua Guido Orsi, próximo ao cruzamento com a Avenida Eduardo Peixoto, e os guardas precisaram permanecer no local até que a aglomeração fosse finalizada.

O QUE DIZ O CÓDIGO PENAL
O artigo 268 do Código Penal prevê punição para quem infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. A pena, em caso de condenação, é de detenção de um mês a um ano, e multa.

A pena é aumentada de um terço se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.