Limeira registra mais de 3 casos de dengue confirmados por dia e reforça ações

Em apresentação no início da tarde desta quinta-feira (8/2), a Prefeitura de Limeira anunciou ações preventivas de combate ao avanço da dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Neste início de ano, a cidade registra mais de 3 casos confirmados por dia e ações já estão em andamento para evitar a proliferação da doença.

A ação foi aberta pelo prefeito Mario Botion e ocorreu no auditório da escola Senai. O encontro também reuniu representantes da sociedade civil. Pedrina Costa, gerente da Divisão do Zoonoses, divulgou o cenário atual da dengue em Limeira. Neste ano, Limeira já registrou 599 notificações da doença. Destes, 125 foram confirmadas e outras 114 descartadas. Outras 360 pessoas aguardam resultados. Não há registro de óbitos – o último foi registrado em 2015.

A região mais crítica é a dos bairros Belinha Ometto, Geada e Parque Abílio Pedro, que apresentam elevado número de casos suspeitos de dengue. As ações de orientação já foram reforçadas. Já os bairros Antônio Simonetti, Santa Amália, Manacá e Santa Adélia passaram pela nebulização, medida considerada atípica.

Entre as ações em andamento, as visitas aos imóveis continuam, com ações de orientação e eliminação de criadouros, de segunda a sexta-feira. Nos imóveis especiais e estratégicos, a visita ocorre a cada 15 ou 30 dias, para verificação dos materiais nestes locais. Outra estratégia é o diálogo com imobiliárias, para que a atenção seja reforçada nos imóveis fechados que estão à venda ou disponíveis para locação.

Em 2023, foram visitados 282 mil imóveis em Limeira, com um total de 29 mutirões aos sábados. A Prefeitura tem cadastrados 211 pontos estratégicos, como borracharias, e 117 imóveis especiais, aqueles com grande quantidade de pessoas. Ao todo, 43 mil imóveis tiveram ação de bloqueio de controle de criadouros.

Limeira já tem um plano de contingência contra arboviroses e a edição de 2024 está pronta, segundo Alexandre Ferrari, assessor executivo da Secretaria de Saúde. Ele falou que a cidade apresenta, hoje, risco moderado em relação a dengue, mas que é possível a elevação para um nível alto de transmissão da doença. Daí a importância do reforço das ações e o auxílio da população.

O secretário da Saúde, Vitor dos Santos, citou que a doença se expande rapidamente pelo país e os números de Limeira, embora não haja motivo para pânico, exigem ações preventivas. “A conscientização inclui absorção de conhecimento e ação, que é colocá-lo em prática. Nossa luta contra a dengue é contínua”, disse.


Alerta em todo o país

O Brasil já registra, apenas neste ano, um total de 392.724 casos prováveis de dengue, de acordo com números divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (7/2). O ministério também confirmou 54 mortes pela doença no país. Outros 273 óbitos estão sendo investigados para saber se são decorrentes da dengue.

De acordo com o Painel de Monitoramento do ministério, a população feminina representa 54,9% dos casos, enquanto pessoas do sexo masculino somam 45,1%. Mais de 143,2 mil dos casos prováveis estão concentrados na população entre 30 e 49 anos de idade.

Por Denis Martins, Renata Reis e Rafael Sereno, com informações da Agência Brasil

Foto: Diário de Justiça

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.