Limeira e pandemia: o que dizem os representantes dos três poderes da cidade

Limeira chega aos seus 195 anos diante do maior desafio de todos os tempos: vencer a pandemia de Covid-19. A maior perda foram as vidas. Muitas famílias ainda vivem o luto. Muitas outras sofrem com o desemprego, perda de renda e tentam neste “chão bendito de berços gloriosos”, como diz o hino da cidade, sobreviver.

Os representantes dos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – precisam ter pulso firme para conduzir a cidade. Ao DJ, eles falaram sobre isso, no aniversário de Limeira. Confira:

Mario Botion – prefeito de Limeira
O principal desafio neste momento de saída da pandemia é, sem dúvida, a retomada do desenvolvimento econômico.
É preciso fazer votos para que nossos governantes tomem as decisões mais acertadas para que a economia possa ser restabelecida. Da parte do Município, estamos trabalhando para que isso aconteça.
Nossa vida acontece no Município. Os governos estadual e o federal são abstratos, e deles esperamos pouco. Digo sempre que prefeito não cria emprego e não traz empresa, mas elas vêm atraídas pelos predicados que o Município tem até porque não tem nenhum benefício fiscal que possa ser oferecido, além do IPTU, que todas as cidades fazem para atrair as empresas. Não temos condição de oferecer melhorias fiscais, mas temos condições, e Limeira tem, de oferecer boa infraestrutura nas áreas da saúde, educação, saneamento, segurança, o que permite atrair empresas. Desta forma, olham para o Município e enxergam potencial econômico. É isso que o Município tem feito e continuaremos nos próximos anos.
Certamente tivemos problemas em vários setores, como na indústria, serviços e vários segmentos, mas o que quero deixar aqui para o nosso cidadão, para o nosso empreendedor, nosso empresário, é uma mensagem positiva, de otimismo e de esperança que a economia reaja rapidamente porque nós estamos preparados para que essa reação traga desenvolvimento econômico, social e prosperidade aos munícipes. Tenho certeza e convicção de que isso acontecerá.

Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá – presidente da Câmara de Limeira
O principal desafio é vencermos o pós-pandemia onde muitas pessoas ainda precisam ser saradas e recuperadas pela perda de entes queridos; finalizarmos a vacinação é outra meta e precisamos agora recuperar a economia e, com isso, empregos para trazermos dignidade a nosso povo que não quer viver de doações e, sim, do próprio trabalho, estamos no caminho. Nossa cidade fez o dever de casa e o Legislativo está atento a tudo que acontece, não se furtou de sua responsabilidade e esteve a todo momento presente em decisões para o bem de nossa população.
Minha mensagem, enquanto estou presidente do Legislativo, é confiança em Deus que nossa cidade, nesses seus 195 anos mostre pelo dinamismo de seu povo, de seu comércio e suas indústrias mostrará a transformação que vai ocorrer. Somos mais que vencedores quando confiamos em Deus.

Rilton José Domingues – Juiz diretor do Fórum de Limeira e titular da 2ª Vara Cível
Ao completar 195 anos, nós do Judiciário Estadual desejamos à nossa querida cidade um promissor futuro. Já são quase dois séculos de emancipação política e as responsabilidades crescem a cada ano. O momento não está sendo fácil. A pandemia de Covid-19 assola o mundo e nossa cidade não fica imune.
As dificuldades foram imensas. Perdas de vida. Perdas de empregos.
No entanto, temos que prosseguir mesmo diante de tantas adversidades pelas quais estamos passamos.
Todos foram obrigados a se adaptar a uma realidade nunca antes pensada.
E o Judiciário não ficou atrás. Teve que se desdobrar para dar continuidade aos trabalhos, considerando que é um serviço público essencial.
Assim, foram desenvolvidos ferramentas e canais de comunicação. Foi possibilitado o atendimento remoto a parte e advogados. Foram implantadas formas de o juiz e o servidor trabalharem remotamente nos processos digitais. Além disso foi possível a realização de diversas audiências também de forma remota.
Tudo isso adaptado à necessidade de continuidade dos trabalhos mesmo diante do isolamento social.
Apesar de todos os percalços, é possível dizer que após a pandemia podemos usar diversas dessas ferramentas afim de agilizar a prestação de serviço do Poder Judiciário. Um exemplo é o atendimento à parte e ao advogado sem necessidade de deslocamento ao Fórum.
Outro exemplo pode ser a continuidade das audiências remotas, permitindo se ouvir diretamente uma testemunha que esteja em outra cidade ou até mesmo outro país, sem necessidade de gasto de dinheiro e tempo para levar essa testemunha à presença de um juiz.
Além de momento de dor e resiliência, a pandemia também foi momento de aprendizado.
Esperamos que esse momento tão difícil passe de uma vez. Temos ainda que ter muita cautela. A partir do próximo dia 20 de setembro, o Tribunal de Justiça determinou o retorno de boa parte de servidores e juízes. São mais alguns passos para a retomada de todos os trabalhos de forma presencial, talvez a partir do início de 2022.
Não podemos baixar a guarda. Voltarão somente os devidamente imunizados e ainda com a obrigatoriedade de uso de máscaras e higienização constantes. Serão mantidos distanciamentos das estações de trabalho e os atendimentos e audiências continuarão, em regra, de forma remota.
Como todas as pessoas, esperamos que essa pandemia passe de uma vez e que cada um possa retomar o ritmo de sua vida da melhor forma possível.
O Judiciário estará aqui sempre, como instituição independente que é, como Poder que é, para quando necessário atender as demandas, livre de pressões, sejam elas quais forem, pois somente assim pode haver a verdadeira distribuição de JUSTIÇA.
Parabéns, Limeira, pelos 195 anos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.