Limeira e Iracemápolis são alvos da Operação Huracán II nesta quarta

O Ministério Público (MP), por meio do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (Gaema) e a Polícia Militar Ambiental deflagram em Limeira e Iracemápolis, na manhã desta quarta-feira (23), a Operação Huracán II. A ação tem por objetivo reforçar a prevenção de queimadas e, consequentemente, a minimização dos impactos que acarretam no meio ambiente e na saúde pública.

Usinas de cana-de-açúcar, margens de rodovias, ferrovias, zonas de amortecimento de Unidades de Conservação (UC) e outros pontos de vulnerabilidade para incêndios serão visitados. Nestes locais, são verificadasas normas de segurança, aceiros, carreadores, plano de prevenção a incêndio.

Por volta de 9h, o promotor de Defesa do Meio Ambiente em Limeira, Luiz Alberto Segalla Bevilacqua informou que as equipes estavam na região dos condomínios Roland, que sofreu intensas queimadas. Ele está junto com o capitão Helington Ilgges da Silva, da PM Ambiental.

A terminologia “Huracán” faz alusão à mitologia maia, sendo o Deus responsável por catástrofes naturais com a invocação de elementos como o vento, fogo e terra.

ATUALIZAÇÃO: Irregularidades já foram constatadas em área atrás dos condomínios Roland, em Limeira, onde diversas queimadas já afetaram os moradores. No local, a equipe do capitão Helington Ilgges da Silva identificou que o aceiro não está a 15 metros do muro do condomínio. Está a 7,5 metros e a cana está cortada, com perigo de fogo na área muito próxima às residências, o que é uma irregularidade ambiental, informou o promotor Luiz Alberto Segalla Bevilacqua.
Laudo será elaborado para identificação dos responsáveis, que são arrendantes de uma usina. No caso, ambos podem responder pelas irregularidades. O material será juntado em inquérito civil já instaurado.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.