Limeira define na próxima semana se medidas mais restritivas devem se estender até 15 de julho

A Prefeitura de Limeira definirá na semana que vem se as medidas mais restritivas na cidade, impostas por decreto na terça-feira (22) com o objetivo de frear o avanço das transmissões da Covid-19, se estenderão até o dia 15 de julho, prazo da atual fase do Plano São Paulo. Por enquanto, o decreto municipal estabeleceu as regras, que determinam o fechamento de supermercados e shoppings às 19h, entre outros, até o dia 30.

O governador João Doria anunciou na quarta-feira (23) a prorrogação da fase de transição do Plano São Paulo para todo o Estado até o dia 15 de julho. A medida é amparada por recomendação do Centro de Contingência, com base nos dados de evolução da pandemia do coronavírus. Da mesma forma, o secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Daniel de Campos, explicou que a Prefeitura aguardará a orientação do Comitê Técnico, formado por profissionais de saúde de todos os setores e que se reúne todas as segundas-feiras, para tomar uma decisão.

“Tudo dependerá do cenário da pandemia na cidade no momento da avaliação. É possível que o prefeito [Mario Botion] decrete que as medidas mais restritivas se prolonguem até o dia 30, ou não. Ajustes podem ser feitos. Precisamos aguardar a próxima semana”, explicou ao DJ.

As regras da atual fase do Plano SP são naturalmente recepcionadas pelos municípios, que são obrigados a segui-las. Os municípios têm competência, como já julgou o Supremo Tribunal Federal (STF), para serem mais restritivos quanto as regras sanitárias, a depender da realidade local. Nunca podem ser mais liberais que o Estado.

Limeira continua com os hospitais lotados e alto índice de mortes por causa da Covid-19. Nesta sexta-feira (25), atualização da Secretaria de Saúde informou mais 4 óbitos, de dois homens (57 e 58 anos) e duas mulheres (51 e 57 anos). O total de mortes pela Covid em Limeira chegou hoje a 926.

Foto: Rodrigo de Souza

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.