Limeira decide aplicar Janssen em população de rua em consultório ambulante

A Secretaria de Saúde de Limeira informou que a vacinação das pessoas em situação de rua tem ocorrido por meio do Consultório na Rua, programa lançado recentemente pela Prefeitura. Estão sendo aplicadas as vacinas da Janssen, que são dose única, para não haver risco deste público ficar sem a imunização caso tivesse de retornar para uma segunda aplicação.

A dose única foi também objeto de indicação do vereador Marco Xavier (Cidadania) recentemente.

Atualização da vacinação em Limeira mostra que 40 pessoas em situação de rua foram imunizadas. O Centro de Promoção Social Municpal (Ceprosom) estima aproximadamente 200 pessoas em situação de rua em Limeira atualmente, mas conforme a própria autarquia, o número pode variar. O vereador Betinho Neves (PV), atuante com este público há muitos anos, acredita que o número pode ser maior se considerado que as pessoas em situação de rua podem ser as que momentaneamente estão desta forma por causa de problemas com drogas e outros.

O último censo realizado em Limeira foi em 2018 e mostrou 180 moradores de rua. Conforme o Ceprosom, um novo censo deve ser realizado em breve. A autarquia também diz que tem feito intenso trabalho de abordagem.

Neste momento de crise sanitária, Betinho diz que auxiliará os trabalhos da equipe de vacinação do Consultório de Rua a partir da próxima semana. “Há um pouco de dificuldade em alguns pontos”. Betinho atuou por bastante tempo com abordagens dos moradores de rua para assistência.

O Consultório de Rua começou a funcionar em maio em Limeira e integra a Rede de Atenção Psicossocial (Raps). Um veículo foi adaptado para circular pela cidade.

A equipe do Consultório na Rua é interdisciplinar, formada por profissionais ligados ao Caps AD. Os serviços oferecidos incluem atendimento médico, acolhimento aos usuários de drogas, mediação para encaminhamento à Rede Municipal de Saúde e serviços especializados, coleta de exames, entrega de insumos de proteção à saúde, dispensação de medicamentos e ações preventivas e, agora, a vacinação contra a Covid.

Foto: Prefeitura de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.