Justiça torna réus, sendo um de Limeira, acusados de fraudes licitatórias no interior paulista

O Judiciário aceitou nesta quinta-feira (5) a denúncia feita pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) contra cinco pessoas por envolvimento em crimes de organização criminosa, fraudes licitatórias, fraudes contratuais, corrupção ativa e passiva, coação no curso do processo e roubo na comarca de Bariri. Um deles é de Limeira.

A denúncia encerra a primeira etapa das investigações e decorre de cumprimento de mandados de busca e apreensão cumpridos pelo GAECO no mês de agosto.

Também nesta quinta, três pessoas tiveram a prisão preventiva decretada, sendo dois empresários e um oficial da Polícia Militar. Eles já estavam detidos em virtude de mandados de prisão temporária anteriores. Além disso, um dos alvos foi exonerado de cargo público, ficando proibido de exercer qualquer cargo ou função pública, se ausentar da comarca e se comunicar com agente público, devendo ainda permanecer em recolhimento domiciliar noturno.

Também atendendo a pedido do MPSP, a Justiça determinou sequestro e bloqueio de todos os envolvidos no total de R$ 11 milhões, para futura recomposição ao patrimônio público. A medida atinge contas bancárias, veículos e imóveis.

A denúncia aponta que o esquema era formado por um grupo que fraudava procedimentos licitatórios para direcioná-los a pessoas determinadas. O esquema envolvia também incrementos contratuais a fim de maior lucratividade, permitindo que os envolvidos fossem pagos mesmo sem terem executado os serviços. As autoridades identificaram pagamentos de propinas e coação de testemunhas, que tiveram celulares roubados durante as investigações.

Fonte: MPSP
Foto: Divulgação MPSP

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.