Início de obras na região do Mercadão muda trajeto de ônibus em Limeira

A Prefeitura de Limeira inicia, nesta quarta-feira (09/11), duas importantes etapas necessárias à reconstrução do Mercado Municipal, na região central da cidade. Dois piscinões serão construídos no entorno do mercado, para captar águas pluviais e evitar em definitivo alagamentos no local.

O valor das obras é de R$ 24,5 milhões. Em razão dos serviços, o trânsito no local será interditado e linhas de ônibus terão o trajeto alterado. “Os piscinões são obras necessárias e fundamentais para se evitar problemas naquela região da cidade. Portanto, temos que fazer a execução correta do ponto de vista técnico”, diz o prefeito Mario Botion. Segundo Botion, após a conclusão desta etapa, o mercado será reconstruído.

Com 7 metros de profundidade, o piscinão maior, no estacionamento do Mercadão (Rua Duque de Caxias), terá capacidade para receber 6 milhões de litros de água. Já o segundo, será edificado em um terreno na Rua Barão de Campinas e foi projetado com 6 metros de profundidade, o suficiente para comportar 3,7 milhões de litros de água de chuva. Ambos os reservatórios serão interligados para receber o fluxo de água do Piscinão do Tiro de Guerra e das galerias no entorno do mercado. Posteriormente, todo o volume de água irá desaguar no Ribeirão Tatu.

O subsolo do Mercadão é cortado por duas galerias – uma de dois metros e outra mais profunda (Lavapés), de seis metros. Ambas foram inspecionadas neste ano e também passarão por reformas estruturais para aumentar sua vida útil. Só após a conclusão dos piscinões é que começarão as obras de reconstrução do Mercadão, em parceria com proprietários das lojas que funcionavam no local. O espaço foi destruído por um incêndio em 2020.

Interdições

Para o início das obras,  nesta quarta (9), às 7h, haverá necessidade de interdição de ruas no entorno no mercado. Agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana irão monitorar o local e poderão ser acionados pelos telefones 3441-2816 ou 3441-5469. Confira a seguir, os trechos que sofrerão alterações e terão acesso restrito apenas aos moradores:

– Rua Duque de Caxias, entre a Rua Dr. Trajano de Barros Camargo e a Rua Barão de Cascalho;

– Rua Barão de Cascalho, entre Rua Sete de Setembro e Rua Lavapés;

– Rua Barão de Campinas, entre a Rua Lavapés e a Rua Sete de Setembro.

Ônibus

Em razão das interdições, algumas linhas de ônibus terão o trajeto alterado. Veja o novo itinerário:

– Os ônibus das linhas 2, 11, 12, 102 e 104, sentido Av. Ana Carolina de Barros Levy – Centro, passarão agora pela Rua Lavapés, Rua Cunha Bastos, Rua Sete de Setembro e Rua Barão de Campinas, de onde seguirão para o Terminal Urbano. O ponto de ônibus na Rua Barão de Campinas, do lado oposto à Emei  Professora Maria Wilma Buck Bertaia, será desativado durante os trabalhos. Os usuários terão de embarcar e desembarcar no próximo ponto, atrás da Escola Estadual Brasil.

– Os ônibus que fazem as linhas 4 e 105, sentido Centro – Bairro, ao passarem pela Rua Dr. Trajano de Barros Camargo, descerão agora pela Rua Lavapés (em vez de seguirem pela Rua Duque de Caxias). Nesse caso, não haverá alteração do ponto de ônibus.

Fonte e Foto: Prefeitura de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.