Especialista explica o passo a passo do app que bloqueia celular roubado

O aplicativo Celular Seguro, que permite o bloqueio completo de celulares roubados ou furtados, foi lançado nesta terça-feira (19) pelo governo federal e o especialista, diretor de Operações Técnicas da Fábrica de Inovação (FDI) Limeira, Fernando Bryan Frizzarin, explica o passo a passo para instalação. A ideia do aplicativo é inutilizar o aparelho rapidamente e de modo remoto para evitar que criminosos tenham acesso aos dados da vítima.

O aplicativo esté disponível para ser baixado gratuitamente pela App Store (iPhone) e Google Play (Android). Para ter acesso às funcionalidades, é necessário ter uma conta no domínio do governo gov.br. O perfil é o mesmo usado para declarar Imposto de Renda ou ter acesso à carteira de habilitação digital. Agora, veja as explicações de Frizzarin:

CELULAR SEGURO BR
O aplicativo deve coibir roubos de celulares e proteger, principalmente, dados financeiros das vítimas.
Ao ter o celular roubado você pode usar o app no celular de uma pessoa de confiança para realizar, de uma vez só, o bloqueio da linha do telefone, do aparelho, das contas bancárias e cartões de crédito em 10 minutos. Isso evita que o ladrão consiga, além de roubar o celular, acessar as contas e roubar dinheiro.

Para baixar procure por Celular Seguro BR na loja de aplicativos.

Depois de instalá-lo, é preciso cadastrar pessoas de confiança que irão ajudar em caso de incidente e também registrar o telefone.

Para o cadastro de pessoas de confiança você precisará do nome, CPF, telefone e e-mail.

Para registrar o telefone você precisará do número de série, selecionar a pessoa de confiança, selecionar a operadora, incluir o seu número de telefone e o IMEI do telefone.

No Android, para conseguir o número de série e o IMEI vá em configurações, toque na opção sobre o telefone e depois em status.
No iPhone, para conseguir o número de série e o IMEDI vá em configurações, toque na opção geral e depois em sobre.
Apesar desses dados serem opcionais, sempre inclua eles. Ajudará no bloqueio da linha e do aparelho.
O uso do aplicativo é muito simples e você tem as instruções disponíveis nele.

NOVA VERSÃO DO iOS TRARÁ FUNCIONALIDADE PARA AUMENTAR A SEGURANÇA
A versão 17.3 trará uma opção de segurança que impedirá quaisquer alterações de segurança quando o aparelho estiver fora de um local seguro, como por exemplo, sua casa.

Com a funcionalidade proteção de dispositivo roubado ativa não será possível realizar alteração de senhas, cadastrar dados biométricos como impressões digitais ou faces novas, com isso, caso seu telefone seja roubado ou furtado desbloqueado o criminoso não conseguirá incluir os dados dele para acessá-lo depois e, com o bloqueio do telefone após algum tempo, ele ficará inacessível.
A opção proteção de dispositivo roubado estará em configurações depois na opção face ID e código.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.