Entenda a polêmica sobre nomeações em Iracemápolis

Uma grande polêmica se instalou em Iracemápolis por nomeações feitas pela prefeita Nelita Michel (PL) em cargos de confiança por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cismetro). Uma das nomeações é de namorada de um vereador da cidade.

O DJ procurou todas as partes envolvidas: Prefeitura, Cismetro e o vereador Fabio Simão (PSL).

Cargos de confiança são, no caso da Prefeitura, de prerrogativa exclusiva do chefe do Executivo. Cada município tem a sua proporcionalidade e existem regras. Em Iracemápolis, algumas nomeações feitas por meio do Cismetro envolvem a área da saúde.

Cismetro

O DJ apurou junto ao Cismetro que algumas contratações são feitas por meio do consórcio após processo seletivo, em caso emergencial, e não substituem concurso público. Neste caso, as vagas são divulgadas, assim como o certame para quaisquer interessados que se enquadrarem.

Há, no entanto, alguns cargos de confiança preenchidos por meio do Cismetro, mas que são indicações exclusivamente da prefeita, que também segue a regra deste tipo de nomeação. “Todas as nomeações estão no Portal da Transparência. Somos fiscalizados pelo Tribunal de Contas a outros órgãos”.

Prefeitura

Por meio de nota, a Prefeitura de Iracemápolis informou que “esses profissionais fazem parte do quadro de livre nomeação e não do quadro de provimento necessário de seleção através de processo seletivo, e que estão dentro das normativas constantes na resolução do Cismetro. Inclusive, a antiga gestão já fazia uso deste dispositivo”.

A prefeita informou que todos os cargos contratados têm por compromisso atuar exclusivamente na área da saúde. Comenta que, inclusive, a população vem sofrendo com a falta de mais profissionais, como psicólogos, nutricionista, entre outros. O consórcio possibilita, inclusive, a contratação de exames médicos.

E afirmou: ‘Se não houver trabalho com afinco e comprometimento, essas pessoas serão desligadas. Estamos fazendo uso desses recursos para manter o atendimento à população e também ajudar a reestruturar o nosso serviço de saúde, em especial em um momento tão delicado da pandemia. Estamos agindo corretamente, dentro da lei. E, diante disso, peço à população que nos procure, pois estaremos sempre de portas abertas'”, finaliza a nota.

Vereador

O vereador Fábio Simão (PSL) também se manifestou sobre a contratação da namorada, técnica de farmácia, pelo Cismetro, no setor de farmácia municipal.

“Referente ao questionamento e a polêmica formada em torno da contratação da Lais, meu posicionamento é o que eu sempre defendi, a verdade! Infelizmente, de forma maldosa e desencontrada algumas pessoas passaram a atacá-la com a finalidade de me atingir, mas a verdade é que ela é uma profissional que está tendo a oportunidade de poder trabalhar e produzir dentro de sua área de conhecimento e evoluir profissionalmente, foi contratada pelos próprios méritos e merece crescer profissionalmente. Talvez ela esteja pagando o preço por causa da minha postura firme na política, e a única forma de me atacarem que encontraram foi essa, com jogo baixo e politicagem de quem um dia esteve no poder e hoje não aceita a derrota nas urnas.

Ministério Público

Consultado, membro do Ministério Público não falou do caso concreto, mas explicou, de um modo geral, que nomeação de “namorados” não é vedada pela Súmula Vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, podem ocorrer situações de ofensa ao princípio da moralidade se o nomeado não tiver qualidades mínimas pra exercer a função em comissão. Há municípios que ampliam as vedações de nepotismo.

O DJ apurou que a nomeada em questão tem formação técnica para preencher o cargo que ocupa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.