Por Fábio Henrique Pejon
BALANÇO DE 2020 X INCERTEZAS E ESPERANÇA PARA 2021
O ano de 2020 iniciou com muito otimismo. Empresários faziam planos com a expectativa do avanço da economia do país.
Contudo, um “balde de água fria” começou a cair sobre suas cabeças com a chegada da pandemia do COVID-19, no final do mês de fevereiro.
É fato que alguns segmentos da economia andaram na contramão da grande maioria, como por exemplo, mercados, supermercados, farmácias, a construção civil e o agronegócio, os quais conseguiram sobreviver, de certa forma tranquilos, em meio a pandemia.
Mas essa, infelizmente, não foi a realidade para a maioria, como por exemplo, para o comércio em geral e para os hotéis, bares e restaurantes, que amargaram enormes prejuízos decorrente do isolamento social e do fechamento por determinação dos agentes públicos, cuja intenção foi boa e necessária, porém em momentos e de forma equivocados para não falar desastrosos.
E o que esperar de 2021? A incerteza ainda permanece, mas a esperança da vacina pode trazer a paz que todos nós queremos e precisamos e a tranquilidade para que os nossos empresários possam colocar a cabeça no lugar para começarem o processo de reestruturação dos seus negócios.
Entretanto, a nossa salvação, cujo nome é imunização, não pode demorar, sob pena de não só enterrar mais vidas, mas também novos C.N.P.J.s!
Dito tudo isso, quero clamar pela reflexão de todos para a gravidade da situação de SAÚDE e ECONÔMICA que passamos em 2020 para que não se repita em 2021, pois muitas PESSOAS e muitos EMPRESÁRIOS poderão ter seus C.P.F.s e C.N.P.J.s “cancelados”, ou seja, poderão não estar mais aqui para ajudar a SALVAR VIDAS e garantir o SUSTENTO DE FAMÍLIAS.
Fábio Henrique Pejon é formado pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP. Advogado desde 2006, atuando sempre na área do Direito do Trabalho, e palestrante desde 2017. Sócio da Greve • Pejon Sociedade de Advogados.
Deixe uma resposta