Empresa nega aplicação de multa irregular e quer substituição rápida de radares em Limeira

“Não existe e nunca foi aplicada nenhuma multa irregular em Limeira”, afirmou o representante da Sentran, empresa que opera o radar na cidade, Eduardo Marques Ramalho, durante a reunião da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara, nesta quinta-feira (07/10). A reunião contou com a presença do secretário municipal de Mobilidade Urbana, Rodrigo Oliveira.

Os dois estiveram na Casa após cobrança pública dos vereadores Helder do Táxi (MDB), Ceará (Republicanos) e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania) – até mesma a instauração de uma CPI foi cogitado em caso do não comparecimento de ambos à comissão. Também participaram da reunião de ontem os vereadores Isabelly Carvalho (PT) e Marco Xavier (Cidadania).

Rodrigo confirmou que há seis equipamentos fora de operação, dos quais dois foram reprovados em diligência do Ipem (um por captação de imagem e outro por divergência de velocidade) e outros quatro pela proximidade do vencimento da validade. “Tendo em vista que os vencimentos dos radares estão próximos, não há porque a gente fazer a lacração do radar anterior, tendo em vista que já está ocorrendo a substituição de alguns pontos de radares, pelos novos aparelhos”, explicou.

Helder pediu rapidez na aferição de radares, já que os equipamentos reprovados geram dúvidas. Ramalho respondeu que a empresa está empenhada em substituir e aferir os equipamentos o mais rápido possível, mas o agendamento das aferições é de responsabilidade do Ipem. “Vamos fazer a substituição de todos os radares, mas depende da presença do Ipem”, completou Rodrigo.

O secretário informou que o contrato com a empresa de radares é novo. A escolha da empresa Sentran foi feita por meio de procedimento licitatório, na modalidade pregão eletrônico. O contrato exige a substituição de todos os radares e equipamentos. São 42 pontos de radares, distribuídos em 90 faixas, e também haverá um radar móvel com mostrador digital (display) e cinco pontos para colocação de lombada eletrônica com display.

Um questionamento do vereador Ceará a respeito da margem de distância de captura do radar foi respondido pelo representante da Sentran. Conforme Ramalho, essa distância pode variar de acordo com o relevo da via, a luminosidade e até a cor do asfalto. “Em regra, fica entre 15 e 40 metros a partir do ponto”, resumiu.

A forma como são feitas as manutenções dos radares também foi explicada. Segundo Ramalho e Oliveira, as manutenções que não interferem nos sensores de velocidade, que são lacrados, não são comunicadas à Prefeitura. No entanto, quando há a necessidade de rompimento do lacre, é preciso informar e pedir autorização ao Ipem.

Waguinho solicitou que a empresa Sentran oriente melhor seus funcionários para lidar com os vereadores e com o delegado do Ipem durante as atividades de aferição, já que um dos motivos alegados pelo delegado para paralisação do trabalho foi a forma de abordagem dos funcionários da operadora.

Foto: Câmara Municipal de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.