Em meio à pandemia, Cordeirópolis celebra 73 anos de forma discreta e com entregas adiadas

Cordeirópolis completa neste domingo 73 anos de emancipação política-administrativa. O aniversário, porém, será celebrado de forma discreta. Assim como toda a região, a cidade vive o pior momento da pandemia do coronavírus e vai adotar, a partir desta segunda-feira, medidas mais restritivas para proteger a população da Covid-19.

De todos os eventos que estavam programados, foi mantida apenas a transmissão da missa de Santo Antônio e aniversário da cidade, às 9h30. Depois, o prefeito Adinan Ortolan, a vice Fátima Celin e um representante da Câmara farão o hasteamento da bandeira no Paço Municipal e haverá um rápido pronunciamento, que também será transmitido pelos canais da Prefeitura nas redes sociais.

Adinan lamentou o cancelamento das inaugurações e atividades presenciais e entende que o momento não é oportuno em razão da atual situação de pandemia. “Cordeirópolis é conhecida regionalmente como a cidade das festas, seja no carnaval, comemorações de fim de ano ou nas festividades de aniversário do município. Porém, pelo segundo ano consecutivo temos que ter a ciência de que o momento não é para comemorações e muito menos para aglomeração de pessoas. Nossa cidade precisa e deve continuar a seguir o rumo do progresso, pois acreditamos em dias melhores e nós precisamos estar preparados para o crescimento assim que essa pandemia passar. Por essa razão, Cordeirópolis continua sendo um canteiro de obras, com investimento em diversas áreas, para que muito em breve possamos aproveitar todos os benefícios de viver em nosso município”, disse.

Neste sábado (12/06), a Prefeitura exibiu, em seu perfil no Facebook, um show gravado em abril pela Orquestra Sinfônica de Cordeirópolis especialmente para o aniversário da cidade. A gravação seguiu todos os protocolos de segurança e teve o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Fica para depois

A programação de entregas previa, com transmissão on-line, lançamento da pedra fundamental do anel viário, mural histórico da Avenida Vereador Vilson Diório, eventos no distrito industrial e em outros espaços públicos, além da iluminação de LED na Rodovia Constante Peruchi.

Também seria inaugurada a reforma do campo de futebol do Jardim Progresso e do espaço comunitário do Lago União. Revitalização da praça Padre Luiz Stefanello, inauguração da pedra da Gemellagio, na igreja do Bairro do Cascalho; entrega da restauração da Escola Coronel José Levy, lançamento da reforma da Estação e revitalização da praça da Vila Boeton. Os 50 anos da fundação da Apae, ampliação de câmeras de monitoramento, entre outros, foram todos cancelados. Tudo será reagendado.

Até este sábado, Cordeirópolis registrava 76 mortes por Covid-19. A cidade registra média de 80 novos casos por dia e há mais de 40 pessoas internadas. Como os hospitais da região estão sobrecarregados, a partir desta segunda-feira as missas e cultos presenciais estão suspensos, bem como as aulas presenciais. Qualquer tipo de festa, evento social, mesmo em residências e chácaras particulares com mais de 10 pessoas estão proibidos e bares e depósito de bebidas, somente sistema de drive-thru até as 18h de segunda a sexta, entre outras restrições para tentar frear o contágio.

“A Prefeitura de Cordeirópolis pede que todos usem máscara, se protejam, e deseja que, no próximo aniversário da cidade, todos com saúde e segurança possam juntos celebrar a vida!”, foi a mensagem final do Executivo para a data.

Fotos: Prefeitura de Cordeirópolis (na parte superior, Mural Histórico; no interior do texto, Escola Estadual Coronel Levy, que foi restaurada)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.