Educação de Limeira suspende implantação de robótica por 60 dias

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Limeira se reuniu nesta quarta-feira (28/06) com o secretário municipal de Educação, André Luis de Francesco. Entre as pautas, o secretário informou aos vereadores que suspendeu, temporariamente, o processo de implementação do programa de robótica nas escolas.

Participaram da reunião os membros do colegiado, vereador Elias Barbosa (PSC), presidente; Lu Bogo (PL), vice-presidente; e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), secretário. O vereador Jorge de Freitas (PSD) também acompanhou os trabalhos.

Para atender uma legislação aprovada em 2022 pela Câmara, de autoria de Elias, a Prefeitura de Limeira fez licitação para aquisição dos kits de robótica, com o objetivo de implantar o programa ainda neste ano na grade curricular da rede municipal de educação. Em março, a licitação foi vencida pela empresa Life Tecnologia Educacional no valor de R$ 11,9 milhões.

André disse aos vereadores que já foi finalizado o contrato com a empresa, porém, foi solicitada a suspensão por 60 dias. “Em função de alguns questionamentos que surgiram via imprensa, isso preocupou um pouco a nossa gestão e para que tenhamos segurança e não tenha nenhum risco de envolvimento em relação às investigações que estão sendo feitas”.

As investigações se referem às possíveis fraudes em contratos de kits para escolas de Alagoas, que respingaram até no presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Segundo André, as apurações não têm nada a ver com Limeira. “Nosso processo passou, inclusive, pelo Tribunal de Contas e não foi constatado problema nenhum, mas como esse questionamento tem sido recorrente, pedimos a suspensão temporária, para aguardar se está realmente tudo ok, fazer uma avaliação mais profunda. Mas está tudo certo com o contrato e não há nada que possa prejudicar o andamento da licitação e da prestação desse contrato. É mais uma precaução, uma cautela, para que não venha a ter prejuízo futuro”, informou.

A empresa vencedora deverá fornecer: Kit de Tecnologia para Ensino Fundamental, com no mínimo 500 peças que possibilitem atividades que promovam o uso de diferentes linguagens (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática) por meio da construção de sistemas motorizados com foco em avanços tecnológicos e, entre outros detalhamentos, as peças deverão permitir a construção de protótipos tridimensionais e funcionais; Software de Programação; além das respectivas licenças de conteúdo de tecnologia.

Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.