O deputado estadual Enio Tatto (PT-SP) apresentou, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), um projeto de lei para criar o “Dia do(a) Influenciador(a) Digital” no âmbito do Estado de São Paulo. Caso seja aprovada, a data será incluída no Calendário Oficial do Estado comemorada anualmente no dia 7 de abril.
Segundo o parlamentar, a propositura quer homenagear, reconhecer e valorizar o (a) Influenciador(a) digital, como profissional responsável por comunicar, educar e influenciar o público em diversos segmentos sociais.
Conforme a justificativa do projeto, influenciadores digitais são pessoas que, por meio da produção de conteúdo em canais e plataformas online, como redes sociais e blogs, atraem uma quantidade massiva de seguidores. Como o próprio nome já sugere, eles podem influenciar o comportamento e as decisões de compra de seus seguidores.
O deputado lembra que, por conta dessa popularização, essas personalidades também se tornaram formadores de opinião. “A ação perpassa uma ação psicológica de caráter social e/ou civil sobre algo ou alguém. No mesmo sentido, entendemos que aquele que influencia é capaz de inspirar comportamentos, criar tendências e servir como fonte de informação que tem efeito direto nas decisões de quem o segue”, diz Enio.
Dados de uma pesquisa da Opinion Box, mostram que 67% dos usuários do Instagram seguem, ao menos, um influencer nessa rede social. E mais: 55% dos entrevistados disseram já ter comprado algum produto que um influenciador digital estava indicando ou usando no seu perfil. O deputado também citou que há categorias para dimensionar o tamanho da influência e alcance.
Mega-influenciador: mais de 1 milhão
Macro-influenciador entre 500 mil e 1 milhão
Influenciador: entre 100 mil e 500 mil
Micro-influenciador: entre 10 mil e 100 mil
Nano-influenciador: até 10 mil
A propositura vai passar pelas comissões da Alesp e, avançando, vai para análise em plenário.
Foto: Pixabay
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