Apenas 8,1% dos jovens de Limeira entre 16 e 17 anos tiraram título de eleitor

Dados levantados pelo Observatório Social do Brasil (OSB) de Limeira mostram que apenas 8,1% dos jovens na cidade, entre 16 e 17 anos, tiraram o título de eleitor. O cenário é preocupante, conforme a entidade, já que o número é inferior à média nacional. Por isso, o OSB Limeira iniciou uma campanha de incentivo aos jovens que podem votar e exercer a cidadania.

O OSB buscou dados do Censo IBGE 2010, projetados estatisticamente para 2021, que mostram que a cidade tem 13.821 habitantes entre 15 e 17 anos. Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostram que somente 1.129 jovens de 16 e 17 tiraram seus títulos de eleitor na cidade, o que resulta em 8,17% dessa faixa etária apta a votar nas eleições deste ano.

De acordo com a Constituição Federal, o voto é obrigatório para todo brasileiro, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade entre 18 e 70 anos. Porém, é facultativo para quem tem 16 e 17 anos, para as pessoas com mais de 70 anos e para os analfabetos. Devido à baixa procura dos jovens pelo título de eleitor, a Justiça Eleitoral vem promovendo uma campanha na tentativa de reverter essa situação, já que falta menos de um mês para solicitar o documento.

Ampliar a quantidade de títulos de eleitor emitidos na faixa etária de 16 e 17 anos em Limeira e conscientizar o jovem do Ensino Médio para a importância da participação nas urnas. Esses são os principais objetivos do projeto O Jovem na Democracia, que começou a ser colocado em prática nesta quinta (7) pelo Observatório Social do Brasil – Limeira. Os voluntários da instituição estão visitando escolas estaduais e particulares para levar aos estudantes a consciência de que as eleições diretas são um pilar essencial da democracia.

Para fazer a solicitação, o primeiro passo é acessar o sistema TítuloNet, localizado na página do TSE. Após informar a unidade federativa em que reside, será necessário enviar uma foto segurando um documento de identificação, além da foto do comprovante de residência atualizado. Na página seguinte, em “Título de eleitor”, basta selecionar a opção “Não tenho” para prosseguir o atendimento.

O DJ trará mais informações neste final de semana sobre a campanha iniciada pelo OSB Limeira.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.