A partilha de bens na união homoafetiva

Por Fabiano Morais

Quando o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu, em 2011, a união estável de pessoas do mesmo gênero, os casais homoafetivos passaram a ter os mesmos direitos dos heteroafetivos. Em caso de ruptura da relação conjugal, os procedimentos são os mesmos de uma união heteroafetiva. 

Se o casal decide viver com a intenção de constituir família, e não realiza a escritura de declaração de união estável, será aplicado o regime de comunhão parcial de bens. 

Tudo que foi adquirido na constância da convivência, pertence metade a cada um. Uma das formas de evitar problemas na partilha de bens é regularizar a união. Também é uma forma de evitar disputa judicial pela herança do companheiro(a) falecido. É possível ainda estabelecer um regime de bens da escolha do casal.

Para que produza efeitos jurídicos, a união homoafetiva deverá ser feita no tabelião de notas através de escritura pública. Vale lembrar ainda que, conforme a Resolução 175, de 2013, do CNJ , os cartórios de registro civil estão autorizados a realizarem casamentos homoafetivos.

Fabiano Morais é advogado especialista em Direito Imobiliário. É pós-graduado e com MBA na área

Os artigos assinados representam a opinião do(a) autor(a) e não o pensamento do DJ, que pode deles discordar

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.