À espera de prédio, Cema recebe 4 casos para avaliar autismo por dia em Limeira

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Limeira visitou, na última quinta-feira (13/04), o Centro de Especialização Municipal do Autista (Cema). No local, os vereadores verificaram as condições estruturais e de atendimento. A demanda triplicou em 4 anos e, por dia, há em média quatro novos casos que chegam ao Cema para avaliação.

Participaram da visita os vereadores Dr. Júlio (União Brasil) e Terezinha da Santa Casa (PL). O colegiado foi recebido pela coordenadora do Centro, Rachel Raphael dos Santos, e pela chefe da Divisão de Especialidades da Secretaria Municipal de Saúde, Mayra Antonieta Vasconcelos Araújo.

Cerca de 180 pessoas são atendidas pela unidade. O público-alvo são crianças, jovens e adultos diagnosticados com Transtorno de Espectro Autista (TEA). Há profissionais como fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, estimuladores pedagógicos, além de um médico da área de psiquiatra infantil.

A finalidade do Cema é promover a interação social, visando o desenvolvimento de habilidades e competências dos atendidos. Para isso, prestam serviço com base na Política Nacional de Proteção aos Direitos da Pessoa com TEA, que prevê a intersetorialidade no desenvolvimento de ações e da política de atendimento ao autista.

A chefe da Divisão de Especialidades, Mayra Araújo, explicou que os casos são avaliados em sua particularidade e as pessoas são atendidas de acordo com as terapias adequadas. Cada atividade terapêutica dura, no mínimo, 30 minutos, e a quantidade de atividades desenvolvidas no dia depende da situação analisada por indivíduo. Os familiares também são atendidos pelos serviços do Cema, especialmente das atividades pedagógicas.

A principal demanda observada pelos vereadores durante a visita foi a necessidade de ampliação da estrutura física e do quadro profissional do Cema, uma vez que houve aumento da demanda. Hoje, a quantidade de atendimentos é três vezes maior que em 2019, quando foram iniciados os serviços.

Nova estrutura

O prédio do Cema fica no Jardim Vanessa e conta com oito salas terapêuticas. Pelo fato de a estrutura atual não comportar a demanda de novos pacientes atendidos, a Prefeitura anunciou em 2022 que os serviços serão transferidos para um novo prédio situado na área Central de Limeira. O objetivo, segundo o Executivo, é também facilitar a mobilidade dos autistas e familiares atendidos pelo Cema.

Segundo os representantes da unidade, o projeto arquitetônico está pronto, e deve contemplar ao menos 15 salas terapêuticas, além de espaço mais amplo e adequado para desenvolvimentos das atividades multidisciplinares no novo endereço.

A Comissão de Saúde monitora junto à Prefeitura as etapas do processo de licitação para reforma do prédio que vai receber o Cema. A diligência foi acompanhada pela Consultoria Técnica Especializada da Câmara, representada pelo servidor da área de Arquitetura, Fernando Mazzeo Grande.

Fonte e Foto: Câmara Municipal de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.