Vereadores convidam gerente do Assaí Limeira para esclarecer abordagem constrangedora

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara de Limeira decidiu, em reunião nesta quinta-feira (02/09), expedir ofício em que convida o gerente da rede atacadista Assaí de Limeira para esclarecer o episódio envolvendo a abordagem constrangedora a um homem negro, que tirou a roupa para provar que não pegou nenhum produto do estabelecimento.

A presença do gerente responsável no dia do episódio, em 6 de agosto, não é obrigatória, pois foi requerida por meio de convite. A intenção dos vereadores Betinho Neves (PV), João Antunes (Podemos), o Bano, e Isabelly Carvalho (PT) é ouvi-lo na reunião do próximo dia 16 de setembro, às 11h.

O processo administrativo na comissão ainda não tem relator designado e foi aberto no último dia 19, a pedido de Isabelly. A parlamentar também esteve presente em ato de protesto realizado por entidades e movimentos sociais na porta do supermercado.

A abordagem a Luiz Carlos da Silva teve repercussão nacional, por supostamente estar relacionada a racismo. Está sob investigação em diversas frentes, tanto pela Polícia Civil quanto Ministério Público.

Uma ação civil pública movida por duas entidades pede indenização de R$ 100 milhões ao Assaí por danos coletivos morais e sociais, além de pedir à Justiça que o supermercado revise condutas e implemente diversas ações contra o racismo. No momento, a Polícia Civil também colhe depoimentos para verificar quais desdobramentos podem ocorrer na esfera penal.

O Assaí se desculpou publicamente pela abordagem e diz que faz constantemente capacitações de seus funcionários para uma abordagem sem constrangimentos.

Foto: Câmara Municipal de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.