Vereadores comparecem mais e atrasam menos nas sessões em Limeira

Monitoramento feito pelo Observatório Social do Brasil (OSB) unidade de Limeira mostra que os vereadores da cidade estão comparecendo mais e atrasando menos nas sessões. A comparação é do primeiro trimestre deste ano com o início do monitoramento, em 2017.

O OSB-Limeira monitorou 100% das sessões ordinárias (expediente e ordem do dia), presencialmente ou por meio da TV Câmara desde então. Conforme a instituição, o trabalho envolveu o revezamento de mais de 50 voluntários e os dados coletados alimentam painéis inteligentes que a instituição disponibiliza à consulta pública no link https://osblimeira.org.br/servicos-monitoramento-camara-municipal/.

De julho a setembro deste ano, foram realizadas 12 sessões ordinárias, que registraram presença média dos vereadores de 99,54%. No mesmo trimestre, o atraso médio dos parlamentares foi de 6,62%. Em 2017, início do monitoramento, os índices eram bem menores que os observados atualmente. Nas 12 sessões ordinárias que ocorreram entre julho e setembro daquele ano, a presença média dos vereadores foi de 94,74%, enquanto o atraso médio ficou em 23,93%.

De acordo com a metodologia de monitoramento, um vereador é considerado atrasado quando está ausente da sessão no momento que o secretário da Mesa Diretora realiza a chamada nominal ou quando é solicitado o registro eletrônico de presença para que seja dado o início oficial do expediente e/ou ordem do dia. “Em relação à presença média dos vereadores no patamar de 99%, é importante destacar que, entre março de 2020 e agosto de 2021, as sessões foram realizadas de maneira remota devido à pandemia de Covid-19”, informou o OSB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.