Vereador quer Fevereiro Violeta contra o analbetismo em Limeira

Projeto de lei protocolado nesta segunda-feira (8/2) na Câmara Municipal quer instituir em Limeira o mês “Fevereiro Violeta” no calendário oficial, com o objetivo de desenvolver ações com foco na erradicação do analfabetismo.

O texto do vereador Dr. Júlio César dos Santos (DEM) prevê diversas ações neste sentido, como a busca ativa de pessoas que não tiveram a oportunidade de frequentar a sala de aula no momento de sua idade escolar e a divulgação do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e todas as formas de acesso ao mesmo.

Também estão previstas a iluminação de prédio públicos com luzes na cor violeta, veiculação de campanhas em mídias sociais e outras atividades úteis contra o analfabetismo.

O vereador lembra que, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2017 o Brasil tinha 11,8 milhões de analfabetos. Em Limeira, segundo o TRE de São Paulo, o número é de 2.478 pessoas, que, pelo conceito usado pelo IBGE, são pessoas que não sabem ler e escrever um bilhete simples.

“O objetivo desse projeto de lei é expandir, por meio da divulgação, o acesso às informações para que pessoas que fazem parte desse grupo se motivem e busquem o ensino na fase da vida que se encontrar”, diz o vereador na justificativa. O projeto passará pelas comissões antes da votação em plenário.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.