Trabalhadores do transporte público de Limeira anunciam estado de greve e podem parar na sexta

O Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano de Limeira (Sindtrul) comunicará nesta terça-feira (27) a Prefeitura de Limeira e a empresa Sancetur, por meio de edital, o estado de greve da categoria. Caso a pauta de reivindicação não seja atendida, os trabalhadores pretendem paralisar as atividades a partir de sexta-feira (30)

No documento, o sindicato menciona que anualmente, em 1º de maio, ocorre a data-base da categoria, mas os trabalhadores do transporte não aprovaram o retorno da empresa. “Apesar de ter sido entregue a pauta de reivindicações, a empresa apresentou propostas que foram rejeitadas pela categoria, pois não atendem às legítimas reivindicações dos trabalhadores”.

No edital onde comunica o estado de greve, o Sindtrul informa que poderá deflagrar a greve a partir de 72 horas após a publicação do edital, ou seja, caso não haja um acordo entre empresa e funcionários, eles vão paralisar as atividades ainda nesta semana, na sexta-feira.

A situação do transporte público de Limeira está emblemática. No início do mês, a Prefeitura de Limeira sancionou a lei que autoriza a abertura de crédito suplementar no valor de R$ 12 milhões ao transporte. Antes, porém, teve proposta semelhante, mas com valor superior, rejeitada pela Câmara. Nesse intervalo, ou seja, entre a rejeição e a aprovação, houve paralisação do transporte público por pelo menos um dia, e o sindicato atribuiu responsabilidade à empresa, que negou. O Ministério Público (MP) requereu o cumprimento de um acordo com validade judicial para o retorno do transporte e o Executivo recorreu à Justiça Trabalhista para encerrar a paralisação.

No edital que comunica o estado de greve a partir de amanhã, o Sindtrul fez agradecimento à população “pela compreensão, que reiteradamente já é demonstrada”, finalizou.

Foto: Diário de Justiça

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.