Segunda dose chega em Limeira e será destinada a quem está com 28 dias ou mais no prazo

A Secretaria de Saúde vai retomar nesta quinta-feira (06/05) a aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac, contra a Covid-19. O município recebeu 1.420 doses do imunizante, mas pasta vai destinar essas vacinas para aplicar em quem está com 28 dias ou mais no prazo para receber a segunda dose.

Esses idosos devem procurar uma das cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) referência – Dores 1, Nova Europa, Planalto, Aeroporto e Hipólito 1 –, das 8h às 16h; ou no drive-thru do Estádio Major José Levy Sobrinho (Limeirão), das 8h às 15h. É importante levar os documentos pessoais, bem como o comprovante de vacinação da primeira dose (cartão verde).

Desde a última sexta-feira (30/04), a aplicação da segunda dose da CoronaVac estava suspensa em Limeira por falta de vacinas – o envio é responsabilidade dos governos estadual e federal. A pasta espera receber mais doses. “O município segue cobrando, continuamente, o encaminhamento de novas doses para prosseguirmos a imunização da população limeirense”, afirma o diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari.

Apesar da falta, Ferrari também informou que, conforme nota técnica do Ministério da Saúde, a segunda dose deve ser tomada pela população, mesmo fora do prazo recomendado. A orientação foi referendada, inclusive, pelo Instituto Butantan. “Além disso, maior prazo entre as doses não significa menor eficácia”, explica Ferrari.

Primeira dose

O município segue com aplicação da primeira e segunda doses da vacina AstraZeneca, também nas UBSs de referência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, ou no drive-thru do Limeirão, das 8h às 15h. Neste momento, podem ser imunizados os idosos com 60 anos ou mais. Para as pessoas acamadas, a vacinação ocorre dentro do Programa de Assistência Domiciliar (PAD).

Foto: Adilson Silveira/Prefeitura de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.