PM de Limeira e Cetesb se organizam para fiscalizar poluição provocada por fumaça de caminhões

A partir de uma demanda que chegou ao Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Central, em reunião realizada no dia 30 de abril, a Polícia Militar de Limeira e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) se reuniram nesta semana e vão organizar operações que visam combater a poluição, sobretudo provocada por fumaça veicular nas imediações da Avenida Major José Levy Sobrinho, na Boa Vista.

Durante a reunião do Conseg Central, foi lida uma queixa de um morador da avenida. Ele reclamou da fumaça e do barulho dos veículos. Na ocasião, o capitão Costa Pereira, comandante da 5ª Cia., informou que estudos feitos anteriormente revelaram que o tráfego no local é de cerca de 27 mil veículos por dia, por tratar-se de corredor viário.

No mesmo dia, houve uma conversa com entre a PM e com a superintendente da Cetesb em Limeira, que também participou do encontro, e nesta terça-feira (5) ocorreu uma reunião na 5ª Cia. com representantes dos dois órgãos. Participaram do encontro a tenente Tárcila, representando o comando da 5ª Cia., o tenente Lançoni, que representou a 1ª Cia., e Lucas, agente de fiscalização da Cetesb.

Os dois órgãos se preparam para iniciar uma operação em Limeira para fiscalização de emissão de poluentes. Ainda não há uma data estabelecida, mas o alvo será principalmente fumaça de caminhões.

Um dos programas de fiscalização da Cetesb para esse tipo de situação é a Operação Fumaça Preta e, de acordo com a Cetesb, os veículos diesel podem ser submetidos a dois tipos de procedimentos de fiscalização. Um deles é com o veículo em movimento, por meio do método de Ringelmann, que consiste na comparação do grau de enegrecimento da fumaça com um dos padrões colorimétricos da escala de Ringelmann reduzida. O outro, é com o veículo parado, por meio do método de avaliação da opacidade, que permite determinar a opacidade da fumaça de maneira instrumentada (objetiva). Quando constatada a irregularidade, o motorista pode ser multado.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.