Rodapé – Um café de notícias para começar o dia bem informado (27/01/22)

DESERTA PELA 3ª VEZ
A Prefeitura de Cordeirópolis comunicou que a concorrência aberta para concessão de direito real de uso de imóvel, de propriedade do município, para a construção de um prédio de instituição de ensino superior, fracassou mais uma vez no último dia 20. É a terceira vez que a licitação restou deserta, sem a apresentação de propostas. Agora, o Executivo vai analisar o que fazer diante da falta de interessados.

VAZAMENTO DE CHAVE PIX
O Procon-SP encaminhou ofício ao Banco Central do Brasil pedindo esclarecimentos a respeito de um vazamento de mais de 160 mil chaves Pix que estavam sob a guarda da empresa Acesso Soluções de Pagamento. Com o objetivo de proteger os consumidores usuários do sistema de pagamento Pix, o órgão de defesa pede que o BC esclareça qual a relação jurídica que mantem com a empresa Acesso; quantos usuários no Estado de São Paulo foram afetados pelo vazamento; se foram informados individualmente sobre o problema e como essa informação foi (ou será) disponibilizada.

DE REPRESA PARA REPRESA
O vereador Bráulio Rossetti Júnior, de Iracemápolis, apresentou requerimento na Câmara, endereçado à prefeita Nelita Michel (PL), questionando-a se a represa Tanque Novo está sendo utilizada pelo Grupo São Martinho, que opera a Usina Iracema. Ela pede estudos para o bombeamento da água do local para as represas que abastecem Iracemápolis, que passa por um racionamento de água.

ABONO AOS PROFESSORES
O secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, anunciou o pagamento da segunda parcela do Abono-Fundeb aos servidores do magistério, que será realizado junto a volta às aulas de 2022, no dia 2 de fevereiro. A gratificação é destinada a cerca de 190 mil professores da rede estadual de ensino. A primeira parcela foi paga em 24 de dezembro. O pagamento do abono salarial tem por objetivo o novo mínimo de 70% de gastos de pessoal, do Fundo Nacional de Desenvolvimento para a Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), em caráter excepcional e transitório.

ASSUNTOS DA GUARDA
O Sindeguarda de Limeira e Região se reuniu nesta segunda-feira (24/01) o prefeito Mario Botion para tratar assuntos pertinentes à Guarda Civil Municipal. Segundo a entidade, a reunião foi produtiva e alguns assuntos de extrema relevância, às quais serão possivelmente concretizados em médio prazo, foram encaminhados. Os assuntos não foram divulgados pela entidade. As pautas discutidas não guardam relação aos temas tratados na Mesa de Negociação com a Prefeitura.

AUTOTESTES DE COVID
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu do Ministério da Saúde informações sobre política pública para implementação dos autotestes de diagnóstico de Covid-19. A agência confirmou o recebimento e disse que vai analisar as informações, mas não há prazo para resposta. Acrescentou, no entanto, que a deliberação sobre venda de autotestes deve sair no menor tempo possível. A liberação de autotestes foi solicitada à Anvisa no dia 13 de janeiro. Na semana passada, a agência adiou a decisão e solicitou informações sobre como os testes seriam usados por pacientes leigos e como será feita a notificação dos resultados à Rede Nacional de Dados em Saúde do governo federal. Portaria do ministério determina que notificações de casos de Covid-19 são compulsórias.

ESCOLA COM AR-CONDICIONADO
As escolas e creches municipais de Iracemápolis estão recebendo ares-condicionados e o próximo passo será a instalação nas salas de aula. Além disso, as unidades de ensino receberão novos materiais pedagógicos e brinquedos. Quanto às escolas estaduais, a Secretaria de Educação informa que foram solicitados e aprovados ares-condicionados e o município aguarda o envio por parte do governo estadual.

REPARAÇÃO À VÍTIMA
O Projeto de Lei 3.125/21 altera o Código Civil para obrigar o motorista bêbado ou sob o efeito de drogas que provocar acidente de trânsito a reparar integralmente os danos causados às vítimas. O texto tramita na Câmara dos Deputados. Pela proposta, que também altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o juiz determinará, conforme cada caso, o valor da indenização por danos materiais e morais causados à vítima, podendo estabelecer o pagamento de pensão vitalícia caso a vítima seja provedora do sustento familiar e adquira, por conta do acidente, imobilidade permanente. Segundo a Agência Câmara, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), autor do projeto, ressalta que, embora a legislação já assegure o pagamento de indenização pelo seguro DPVAT, “muitas vezes ainda é insuficiente para o custeio integral do tratamento”.

ULTRAMARATONA REGIONAL
O chefe de Turismo de Charqueada, Gabriel Campos, e a responsável pela Cultura, Sueli Peruca Thomazini, receberam representantes da The Ark Brazil, responsáveis por organizar diversos eventos esportivos por todo o país. Eles vieram comunicar e solicitar o apoio da prefeitura para a Ultramaratona do Caminho do Mosteiro, que acontecerá no dia 26 de março com saída em Piracicaba e percorrendo todo o Caminho do Mosteiro com 18 quilômetros de prova em território charqueadense. Os idealizadores – na pessoa de Mônica Otero, ultramaratonista e representante da empresa – receberam o apoio e o incentivo para a realização do evento.

VIU ESSA?
“Acho que se ele conscientemente participou do que sabia ser uma festa, então não pode sobreviver a isso”

Deputado inglês Nigel Mills, em texto divulgado pelo G1, aumentando a pressão pela renúncia do primeiro-ministro Boris Johnson, acusado de participar de festas durante o período de medidas restritivas em função da Covid-19.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.