Rodapé – Um café de notícias para começar o dia bem informado (23/06/21)

HORÁRIO FLEXÍVEL
O vereador Helder do Táxi (MDB) pede à Prefeitura de Limeira, por meio de indicação protocolada na Câmara Municipal, um estudo para avaliar a possibilidade de criar um horário flexível de vacinação contra a Covid-19 para pessoas que trabalham durante o horário comercial. “Muitas pessoas aguardam ansiosas pelo momento de ser imunizada contra a Covid-19, porém, por conta dos horários restritos de vacinação, algumas pessoas estão deixando de ir vacinar, para não perder dia de serviço”, justificou.

ALÍVIO NA URC
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Abílio Pedro será transformado em um local referência para tratamento de pacientes de Covid-19. A partir de 1º de julho, o local passa a receber pacientes pré e pós-coronavírus para aliviar a pressão na estrutura da Unidade de Referência Coronavírus (URC). Hoje, a UPA conta com 16 leitos de observação e repouso e dois leitos de emergência e estabilização. Com as adaptações feitas no local, a unidade passará a contar com uma estrutura de até 25 leitos de enfermaria, além dos dois de emergência.

COMO SERÁ O ATENDIMENTO?
Segundo a Secretaria de Saúde, a UPA atenderá os pacientes que estão para receber alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou que estão em fase final de tratamento na enfermaria, fora da fase de transmissão. A unidade também fará o atendimento dos pacientes suspeitos ou confirmados para Covid-19 que procuram a UPA, na fase aguda da doença. De acordo com a complexidade, eles poderão ser encaminhados à URC.

UM TERÇO VACINADO
Nesta segunda-feira, a Prefeitura de Cordeirópolis divulgou que 33,69% da população, o que equivale a 8.389 pessoas, já receberam a primeira dose da vacina, enquanto 3.308 cidadãos, ou seja 13,28% dos moradores, já estão imunizados com a segunda. A vacinação em Cordeirópolis teve início em 19 de janeiro com a chegada do primeiro lote da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan. Para avançar a imunização, a Prefeitura fez um sistema de agendamento para evitar aglomerações.

JUSTIFICATIVA POÉTICA
Ao apresentar o projeto de lei para instituir 11 de abril como o Dia Municipal em Memória às Vítimas da Covid-19, o vereador Everton Ferreira (PSD) apresentou algo inusitado na justificativa. Além de explicar as razões pelas quais criou a propositura, ele anexou um poema autoral. A coluna reproduz a poesia a seguir:

“O Sorrir da Tristeza
Uma lembrança me abateu


Algo que se vai
Detalhe que se perdeu
Uma estrela que cai


Coração apertado
Medo do escuro
Espírito amargurado
Silêncio no monturo


A paz se distancia
Vida com sentido
Um aprender na agonia
Um homem ferido


Estou quieto e calado
Emoções a pensar
Pedra no passado
Asas a plantar


Fico então a desejar
Algo diferente
Alguém para amar
O brilhar do diamante
Um pássaro a voar


Solidão no deserto
Voz a ecoar
O tiro foi de bem perto
Preciso tanto continuar


Sinto o som da dança
Fases a passar
Luz de esperança
Vale a pena superar


O brilhar de quem alcança
Uma arte no imaginar
Coragem na mudança
Felicidade é o seu lugar”

POETA ENTRE EDIS
Nas sessões da Câmara, o vereador Francisco Maurino dos Santos, o Ceará, se refere, de forma recorrente, a Everton Ferreira, que é o primeiro-secretário da Casa, como o “vereador poeta”.

CADÊ O VALE GÁS?
A ausência de Limeira entre as cidades contempladas com o programa Vale Gás, lançado na última semana pelo governo estadual, levou o vereador Waguinho da Santa Luzia (Cidadania) a apresentar uma Moção de Apelo ao governador João Doria (PSDB), no sentido de incluir o município na lista. O Vale Gás atende famílias em situação de vulnerabilidade social, pagando três parcelas de R$ 100 cada. Na região, Piracicaba, Americana, Rio Claro e Cordeirópolis foram incluídos no programa.

VIADUTO EM DETALHES
Vereadores do Republicanos e que deram trabalho à Prefeitura no projeto do subsídio ao transporte coletivo, Nilton Santos e Francisco Maurino dos Santos, o Ceará, agora querem um verdadeiro raio-X do Viaduto da Barroca Funda. Eles assinam requerimento que pede valores, nome de empresas contratadas, colaboradores responsáveis pelas medições e pagamento da obra, sobra do empréstimo, notas fiscais, comprovantes de pagamentos, ordens de serviço, laudos de vistorias e demais documentos relacionados à obra, que foi liberada para o tráfego em 31 de março passado.

ESTRADA ASFALTADA
A prefeita de Iracemápolis, Nelita Michel (PL), e o coordenador de Desenvolvimento Econômico, Wilson Aparecido da Silva, participaram nesta segunda-feira (21/06), em São Paulo, do lançamento do Programa Estrada Asfaltada. Foi a oficialização da ajuda que virá à cidade para, em conjunto com Limeira, fazer melhorias na SP-151, estrada que liga os municípios. Serão R$ 18.817.680 para serviços de conservação e recuperação de sinalização. Pelo programa, estão previstas 150 obras que irão modernizar 2,3 mil quilômetros de vias em 196 cidades do interior e do litoral. O edital das obras deve ser publicado até julho e a previsão é que os serviços sejam iniciados até o final deste ano.

PEDIDO ANÔNIMO
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (22/06), o Projeto de Lei 5531/20, que altera a Lei de Acesso à Informação (LAI) para permitir que o pedido de informação seja realizado de forma anônima. Atualmente, a lei só permite pedido de pessoa identificada. Criada em 2011, a LAI garante ao cidadão o acesso a informações e dados dos entes federativos nos níveis federal, estadual, distrital e municipal.

LUTO NA ALESP
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) declarou, nesta terça-feira (22/06), luto oficial por sete dias em razão das mais de 500 mil mortes registradas no Brasil pela Covid-19. A bandeira do Estado de São Paulo em frente ao Palácio 9 de Julho, sede do Parlamento paulista, foi colocada à meia-haste em respeito e símbolo ao luto decretado. A Mesa Diretora considerou o elevado espírito de solidariedade do povo paulista e o cenário desolador de intenso sofrimento às inúmeras famílias das vítimas.

TERRA NA CPI
Ouvido ontem na CPI da Covid no Senado, o deputado federal Osmar Terra disse não acreditar que sua visão sobre imunidade de rebanho tenha influenciado diretamente a gestão federal. Segundo ele, Bolsonaro ouve diversos especialistas. “Coincidimos sim na condenação ao lockdown”. Ele também negou ter defendido a imunidade coletiva como método para acabar com a pandemia. “A imunidade de rebanho nunca foi uma estratégia, é uma constatação de como termina uma pandemia. Isso está em todos os livros”.

VIU NAS REDES?
“As vacinas representam, neste momento, a medida farmacológica de maior comprovação, credibilidade e eficácia disponíveis no mercado em todo o mundo”

Diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, reforçando o posicionamento do órgão, em discurso na abertura da reunião do colegiado nesta terça-feira 22/06).

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.